canabbis sativa: droga ilicita de ação terapeutica

2849 palavras 12 páginas
Cannabis Sativa: droga ilícita que tem ação terapêutica
Resumo
Muitos estudos têm chamado atenção para a Cannabis sativa, pelo seu potencial analgésico e pela sua capacidade de aliviar sintomas relacionados com doenças do sistema nervoso central e efeitos terapêuticos periféricos. Porém, a maconha, como é popularmente conhecida, por ser a mais popular das drogas ilegais em todo o mundo, gera preconceito tanto entre leigos como entre profissionais que atuam na área da saúde.
O uso de derivados da Cannabis sativa L. para finalidades terapêuticas tem sido foco de muitas pesquisas científicas. Apesar de serem usados em alguns países para alívio de dor na esclerose múltipla e como antiemético para pacientes HIV positivos ou com câncer, pesquisas apontam sua possível eficácia também no tratamento de câncer de próstata ou de pele, artrite e outras doenças. Devido a estas novas propriedades terapêuticas, baseadas no uso de canabinóides, várias pesquisas vêm sendo realizadas com a finalidade de mostrar os problemas de saúde relacionados a seu uso: físicos, mentais e sociais. Mesmo em baixas doses, o THC e derivados sintéticos, como a nabilona, causam euforia e posterior sonolência, algumas vezes acompanhadas por distorção sensorial e alucinações. Estes efeitos, juntamente com as restrições legais ao uso da Cannabis, tem impedido a ampliação do uso terapêutico dos canabinóides.
O moderno interesse na farmacologia dos canabinóides começou com a descoberta de que o Δ9-THC é o princípio ativo da Cannabis e cresceu com a descoberta de receptores canabinóides específicos, denominados CB e de ligantes endógenos (endocanabinóides), juntamente com os mecanismos relativos a sua síntese e eliminação. Os fármacos que atuam nesse sistema possuem um potencial terapêutico considerável.
Introdução
Uma planta que apresenta grande potencial terapêutico, apesar de suas propriedades psicotrópicas, é a Cannabis sativa L. esta planta vem sendo utilizada, há séculos, pela humanidade para

Relacionados

  • Drogas
    24775 palavras | 100 páginas