Cana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL PADRE NUNES

TRABALHO
DE
QUÍMICA

COXIM-MS
ESCOLA ESTADUAL PADRE NUNES


CANA-DE-AÇUCAR
TENDENCIAS, RICOS E OPORTUNIDADES.

NOME: CAMILIANY PEREIRA DA SILVA N° 8
SÉRIE: 2° ANO A
PROF: ANDREA

COXIM-MS
Sumário

1 HISTÓRIA DA CANA DE AÇUCAR.............................................................................. 3
2 NOVOS PROJETOS E AREA DEEXPASÃO DA CANA DE AÇUCAR......................4
3 IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.................................................................................. 5
4 PROCESSAMENTO DA CANA DE AÇUCAR.............................................................. 6
5 PROPRIEDADES DO BAGAÇO DA CANA DE AÇUCAR.......................................... 6
6 ENERGIA CRIADA ATRAVÉS DO BAGAÇO DACANA........................................... 6
7 VIABILIDADE ECONOMICA DA CANA...................................................................... 7
8 POTENCIAL DE ENERGIA DO BAGAÇO DA CANA.................................................. 8
9 A QUEIMADA DA CANA DE AÇUCAR COMO METODO DESPALHADOR........... 8
10 PRODUTOS DA CANA DEAÇUCAR.......................................................................... 10

3
INTRODUÇÃO
A cana-de-açúcar é uma planta que pertence ao gênero Saccharum L.. Há pelo menos seis espécies do gênero, sendo a cana-de-açúcar cultivada um híbrido multiespecífico, recebendo a designação Saccharum spp. As espécies de cana-de-açúcar são provenientes do Sudeste Asiático. A planta é a principal matéria-prima para a fabricação do açúcar e álcool (etanol).
É uma planta dafamília Poaceae, representada pelo milho, sorgo, arroz e muitas outras gramas. As principais características dessa família são a forma da inflorescência (espiga), o crescimento do caule em colmos, e as folhas com lâminas de sílica em suas bordas e bainha aberta.

HISTÓRIA DA CANA-DE-AÇUCAR

A cana-de-açúcar, a princípio originária da espécie Saccharum officinarum, provém do territórioasiático, e era aí semeada desde tempos ancestrais. Com o tempo, vários outros espécimes foram produzidos com a ajuda de inovações tecnológicas, pois a planta original provocava diversas enfermidades.
A nova variedade surgiu do cruzamento da espécie primordial com mais quatro modelos alternativos do gênero Saccharum, e os arbustos resultantes foram, depois, recruzados com os espécimes iniciais,escolhidos como opção de cultivo. Desta engenharia genética emergiu a cana-de-açúcar como é hoje conhecida.


No Brasil esta planta desembarcou pelas mãos dos portugueses, no início do século XVI. Ela prosperou principalmente no Nordeste  deste país, sendo responsável por esta nação se converter na melhor criadora e exportadora de açúcar nesteperíodo, que se estendeu até o século XVII.
Hoje, porém, é na região interiorana de São Paulo que se localiza a maior parte dos canaviais. E o açúcar não é mais seu principal produto, pois atualmente o álcool, especialmente o etanol, extraído deste vegetal, é o que mais destaca economicamente, pois, enquanto combustível alternativo, contribui igualmente para o desenvolvimento sustentável.
4
A canatem também outras finalidades. Ela é utilizada no estado natural como pasto consumido pelo gado, ou na forma de ingrediente em alimentos como a rapadura, o melado, a aguardente, entre outros produtos. Este arbusto apresenta ocaule delgado, agradável ao tato e extenso, o qual é  recoberto de folhas igualmente compridas e esverdeadas. Na haste há um elevado teor de açúcar.
Ela se desenvolve melhor emclimas que se caracterizam por apresentar duas estações bem diferenciadas, uma de altas temperaturas e a outra úmida, que possibilitam a evolução germinativa, a rebentação e o progresso do vegetal. A estação fria e seca é necessária para incentivar o estágio maduro e, como resultado deste processo, a concentração de sacarose nos caules de nós salientes. As regiões tropicais são as que...
tracking img