Cana de açucar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A cana-de-açúcar é originária da Nova-Guiné e foi levada para o sul da Ásia, onde foi usada, de inicio, principalmente em forma de xarope. A primeira evidência do açúcar em sua forma sólida, data do ano 500, na Pérsia (MOZAMBANI et al., 2006).
A propagação das culturas de cana no norte da África e sul da Europa deve-se aos Árabes, na época das invasões. Nesse mesmo período, oschineses a levaram para Java e Filipinas. As conquistas árabes no Ocidente disseminaram o cultivo da cana-de-açúcar nas margens do mar Mediterrâneo, a partir do século VIII (MOZAMBANI et al., 2006).
Típica de climas tropicais e subtropicais, a planta não correspondeu às tentativas para cultivá-la n Europa. No século XIV, continuou a ser importada do Oriente, embora se tivesse propagado, emescala modesta, por todo região mediterrânea. A guerra entre Veneza e os turcos levou à procura de outros centros abastecedores. Surgiu daí culturas nas ilhas da Madeira, implantadas pelos portugueses, e nas Canárias, graças aos espanhóis (MOZAMBANI et al., 2006).
Foi, contudo, a América que ofereceu à cana-de-açúcar excelentes condições para seu desenvolvimento. Mais tarde, as maiores plantações domundo se concentrariam nesse continente. Depois de Colombo ter levado as primeiras mudas para São Domingos, em sua segunda viagem (1493), as lavouras estenderam-se a Cuba e outras ilhas do Caribe. A planta foi levada depois, por outros navegantes, para as Américas Central e do Sul (MOZAMBANI et al., 2006).
No Brasil, há outros indícios de que o cultivo da cana-de-açúcar seja anterior à época dosdescobrimentos, mas seu desenvolvimento se deu posteriormente, com a criação dos engenhos e plantações com mudas trazidas pelos portugueses. Já em fins do século XVI, os Estados de Pernambuco e Bahia contavam mais de uma centena de engenhos, tendo a cultura florescida de tal modo que o Brasil, até 1650, liderou a produção mundial de açúcar, com grande penetração no mercado europeu (MOZAMBANI etal., 2006).
Depois de 1615, a cultura da cana atingiu o planalto paulista, com a região de Itu destacando-se, no século XVII. Como o maior centro açucareiro de São Paulo. Em 1798, Frei Gaspar relatou que essa cultura já estava negligenciada em Santos e em São Vicente (MOZAMBANI et al., 2006).
Quase na metade da produção mundial de cana-de-açúcar é assegurada atualmente por quatro nações dasAméricas: Brasil, Cuba, México e EUA. Seguem-se, pela importância de suas safras, países asiáticos como a Índia, a China e as Filipinas. No Brasil, depois de meados da década de 1970, a crise do petróleo tornou intensa a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, para a utilização direta em motores a explosão (hidratado) ou em mistura com a gasolina (anidro). Desde então, o álcool combustível,saído de modernas destilarias que em muitos pontos do país substituíram os antigos engenhos, passou a absorver parte ponderável da matéria-prima antes destinada, sobretudo à extração do açúcar (MOZAMBANI et al., 2006).

2. OBJETIVO

Demonstrar o cultivo da cana-de-açúcar em seus principais aspectos, desde preparo do terreno até sua colheita.

3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

3.1 Classificação dacana-de-açúcar.
A cana-de-açúcar foi descrita por Linneu, em 1753, que a classificou como Saccharum officinarum e Saccharum spicatum. Depois de Linneu, várias outras formas de classificação foram apresentadas. A cana-de-açúcar está classificada segundo Cronquist (1981).
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Lilopsida
Ordem: Graminales
Família: Poaceae (antigas Gramíneas)Gênero: Saccharum
Espécies: Saccharum officinarum, Saccharum spicatum, Saccharum sinesis, Saccharum barberi e Saccharum robustum.

3.2. Morfologia da cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar se desenvolve em forma de touceira (igual moita). A parte aérea é formada por colmos (caule típicos das gramíneas), folhas, inflorescências (conjunto de flores arranjadas em uma haste) e frutos e...
tracking img