Cana-de-açúcar

Páginas: 7 (1606 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
Impactos Sócio-econômicos

O setor sucroalcooleiro tem sido foco de atenção da mídia e da geopolítica mundial nos últimos anos, em que vem assumindo um papel relevante na agenda de discussões internacionais sobre uma matriz energética sustentável para as economias modernas, através do desenvolvimento tecnológico e econômico dos biocombustíveis.

O lançamento em 2003, pelas montadorasnacionais, de carros com motores flexíveis (flex fuel), que rodam com qualquer proporção de mistura de álcool e gasolina, levou o setor a reviver a euforia experimentada, em 1975, com o advento do Programa Nacional do Álcool – PROÁLCOOL – em que a obrigatoriedade da mistura do álcool anidro à gasolina foi instituída.

No ano de 2005, as vendas desses veículos atingiram 50% do total de veículos leves.Em Fevereiro de 2006, chegaram a 76,5%

Em 2000, o Estado possuía 125 usinas operantes, passando para 145 em 2006 – um crescimento de 13,8% em apenas 6 anos, o que é surpreendente, considerando que este é um empreendimento de grande porte.

Impactos Ambientais

Apesar dos benefícios econômicos apresentados pelo setor sucroalcooleiro, alguns aspectos ambientais precisam sermelhorados, sendo que um dos mais importantes é a prática da queimada antes do corte, que apresenta um alto potencial de impacto ambiental.

Outro aspecto negativo em relação à queima da cana é o fato de que mosquitos, vespas e abelhas que vivem nesse nicho ecológico migram para a cidade causando problemas.

Impactos Culturais

Cultivo da cana que queremos:

• Ecologicamente Equilibrada:- manutenção em longo prazo dos recursos naturais;

- produção mínima de impactos adversos ao ambiente;

- diversificação de culturas;

• Economicamente Viável:

- retornos adequados aos produtores;

- satisfação das necessidades humanas de alimentos e de renda;

- atendimento das necessidades sociais das famílias e das comunidades rurais;

• CulturalmenteApropriada:

- deve atender às características geográficas,históricas e culturais de determinado povo

A expansão da cana-de-açúcar:

Perspectivas e Limitações

O Brasil é um dos mais tradicionais produtores de cana-de-açúcar do mundo. Está também em posição privilegiada em relação aos demais países produtores, pois detém avançado conhecimento do processo produtivo da cultura e ao mesmotempo do ponto de vista tecnológico no uso do etanol como alternativa agroenergética. Atualmente, a produção mundial de álcool aproxima-se dos 40 bilhões de litros, sendo que o Brasil responde por 15 bilhões ou cerca de 37,5% deste total.

Com a implementação do Plano Nacional de Agroenergia em 2005 e as atenções mundiais voltando-se para o caso de sucesso do etanol brasileiro, o álcool de canade açúcar passou a atrair ainda mais atenção como alternativa energética renovável. Projeções feitas por órgãos ligados ao setor canavieiro estimam que nos próximos 5 anos, a demanda interna por cana-de-açúcar salte de 240 milhões de toneladas (70 milhões de toneladas de cana para açúcar e 170 milhões para álcool), para algo em torno de 334 milhões de toneladas (84 milhões para açúcar e orestante para álcool). Esse cenário evidencia a necessidade do país em ampliar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. No entanto, estima-se que para atender ao consumo dos próximos 10 anos, deverá ocorrer acréscimo de aproximadamente 100 milhões de toneladas na produção, o que corresponderá em um incremento de 75% na área cultivada, passando de 6 para 9,4 milhões de hectares cultivados com cana-de-açúcar.Nos últimos anos a expansão da cultura se deu principalmente no estado de São Paulo e nos estados da região central do país localizados no Cerrado Brasileiro. Somente na região Centro-Oeste, o cultivo aumentou 37% nos últimos quatro anos, passando de 373,4 mil hectares para 512,5 mil hectares. No Cerrado mineiro, o aumento na área plantada foi de 10% na safra 2006/2007. Juntos, os estados do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar
  • Cana de acucar
  • cana de acucar
  • A cana de Açúcar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!