Can we ever identify the Urmetazoan

1746 palavras 7 páginas
Can we ever identify the
Urmetazoan?

Bernd Schierwater1,*,† and Rob DeSalle†
*ITZ, Ecology & Evolution, TiHo Hannover, Bunteweg 17d, D30559 Hannover, Germany; †American Museum of
Natural History, Division of Invertebrate Zoology 79 St. at
Central Park West, New York, NY 10024, USA

Introdução
A pergunta que persistente é: “Com o que o
Urmetazoa se parece?” Existem duas possibilidades, a quantidade de dados já existentes nos levam a pensar que o Placozoa está na base da árvore da vida, mas apenas um dado nos remete aos Poríferas na base e a diversidade de dados moleculares nos levam a inúmeros caminhos.

• Na base da árvore, no entanto, a morfologia foi
"congelando" as alterações mais sutis e interpretáveis, ficando com poucos caracteres anatômicos e, portanto, muitos poucos dados quantitativos. • Placozoa atende a essas expectativas, pois eles possuem a Blaupan mais simples entre metazoários existentes. Apenas quatro ou cinco tipos de células somáticas foram reconhecidas.
• A simplicidade de Placozoa é ainda realçada pela sua falta de qualquer tipo de eixo de simetria da matriz, órgãos, células nervosas e musculares, lâmina basal e extracelular (embora junções célula-célula de dois tipos são reconhecidas). Assim, todos esses caracteres

devem ser codificados como "falta" no Placozoa.

A escassez de caracteres morfológicos
• O hipotético Urmetozoa deve ter tido uma morfologia extremamente simples, talvez apenas complexo o suficiente para passar da ponte entre um protista e uma
Metazoa (ou seja, mais de um tipo de célula somática).
• Com o tempo, diferenciações intrassomáticas apareceram, o Bauplan dos metazoários surgiu com dezenas de células somáticas formando a diversidade de órgãos e estruturas corporais.
• Assim, com cada vez mais divergência evolutiva, o número de caracteres morfológicos aumentou dando ao sistema mais e mais caracteres com o qual trabalhar.

• Em contraste com Placozoa, Porifera geralmente

Relacionados