Campos de investigação da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário: Presbiteriano do Norte
Cadeira: Logica
Prof. Irineu Silva
Aluno: Alfredo da Cruz Barbosa Júnior


LÓGICA
1- O que é lógica e qual o seu valor?
- Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.c. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências eargumentos certos e errados.

2- Pesquise e relate três momentos da lógica na História.
Heráclito e Parmênides
Os primeiros filósofos se preocupavam com a origem, a transformação e o desaparecimento de todos os seres. Preocupavam-se com o devir. Duas grandes tendência adotaram posições opostas a esse respeito, na época do surgimento da filosofia: a do filosofo Heráclito de Éfeso e a do filósofoParmênides de Eléia.
Heráclito afirma que somente o devir ou a mudança é real. Parmênides, porém, afirmava que o devir, o fluxo dos contrários, é uma aparência, mera opinião que formamos porque confundimos a realidade com as nossas sensações, percepções e lembranças.
Platão e Aristóteles
No entanto, dizia Platão, esse mundo é uma aparência (é o mundo dos prisioneiros da caverna), é umacopia ou sombra do mundo verdadeiro e real e, nesse, Parmênides é quem tem razão. O mundo verdadeiro é o das essências imutáveis (que Platão chama de mundo inteligível), sem tradições nem oposições, sem transformação, onde nenhum ser passa para o seu contraditório.
Aristóteles, por sua vez, segue uma via diferente da escolhida por Platão. Considera desnecessário separar realidade e aparência emdois mundos diferentes – há um único mundo no qual existem essências e aparências – e não aceita que a mudança ou o devir seja mera aparência ilusória. Há seres cuja essência é mudar e há seres cuja essência é imutável.
Os Estoicos
Os estoicos afirmavam que só existem corpos (mesmo a alma era corporal, sendo um sopro sutil e invisível, o pneuma). Afirmavam também que há certas coisas que nãoexistem propriamente, mas subsistem por meio de outras, sendo incorporais. Entre os incorporais colocavam o exprimível, isto é, a linguagem ou o discurso, e consideravam o estudo dos discursos ou dos logoi uma disciplina filosófica especial, a lógica.

3- Porque se diz que a inteligência é base da lógica?
Porque as leis da logica nada mais são que as leis naturais de uma inteligência pura.

4-O que é ideia e quais os tipos de ideias? É a simples representação intelectual de um objeto.
Tipos de ideias:
- Do ponto de vista de sua perfeição: a ideia é adequada; a ideia é clara; a ideia é distinta ou confusa.
- Do ponto de vista de sua compreensão e de sua extensão: quanto à compreensão, uma ideia é simples ou composta. Quanto à extensão, devemos distinguir: ideia singular, ideiaparticular e ideia universal.
- Do ponto de vista de sua relação mútua: pode ser contraditória e contraria.

5- O que é uma definição e quais as regras que a rege?
Definir é dizer tudo o que é uma coisa sem nada acrescentar nem tirar.
Existem duas regras:
- A definição deve ser mais clara do que o definido. Portanto, é necessário que ela não contenha o termo a definir, que não seja normalmentenegativa, pois dizer que o homem não é um anjo, não é esclarecer a questão da natureza do homem, enfim, que seja breve.
- A definição deve convir a tudo o definido e apenas ao definido. Quer dizer que ele não deve ser nem muito sumaria (o homem é um animal racional de cor branca), nem muito ampla (o homem é um animal).

6- O que é uma proposição?
É a expressão verbal do juízo.

7- Quando sediz que uma sentença é analítica ou sintética?
Uma sentença é analítica se a apreensão do sentido de suas partes é suficiente para justificar a asserção de sua verdade. O objetivo é a elucidação da noção através da análise das diferentes teses constitutivas do conceito atual de analiticidade.
Enunciados sintéticos, são baseados em nossos dados sensoriais e experiência. O valor de verdade de...
tracking img