Campos de gramineas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Odinei________________________________________________________________________
CAMPOS DE GRAMINEAS
O Brasil abriga, ao longo de seu território, grande variedade de formação vegetal, algumas abrangem grandes áreas, outras são restritas a pequenas porções do espaço. Um tipo de vegetação que ocorre em pequenas áreas o Brasil são os campos.

Os campos são vegetações encontradas em áreasdispersas no território brasileiro, são composições herbáceas, exibe aspectos diversos e podem ser encontrados em restritas extensões. A particularidade desse tipo de cobertura vegetal é o fato de seu aparecimento descontínuo ao longo da superfície nacional.
Esse tipo de vegetação é encontrado em dois lugares distintos. Os campos de terra firme (savanas de gramíneas baixas) são característicos donorte da Amazônia, Roraima, Pará e ilhas do Bananal e de Marajó, enquanto os campos limpos (estepes úmidas) são típicos da região sul, dando origem aos famosos "Pampas Gaúchos". Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os campos formados por gramíneas e leguminosas nativas se estendem como um tapete verde por mais de 200.000 km², tornando-se mais densas e ricas nas encostas. Nessa região, commuita mata entremeada, as chuvas distribuem-se regularmente pelo ano todo e as baixas temperaturas reduzem os níveis de evaporação. Tais condições climáticas acabam favorecendo ao crescimento de árvores. Isso não ocorre nos campos das áreas do Norte do país. No Brasil existem diversas “manchas” de formação campestre, com destaque para: campos meridionais, campos da Hileia e campos de altitude.Campos meridionais: são encontrados, especialmente, no Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha) e no Mato Grosso do Sul (Campos de Vacaria). Nessas áreas a principal atividade econômica desenvolvida é a pecuária.

Campos Hileia: formação campestre identificada, fundamentalmente, em áreas sujeitas a inundações, como o litoral do Amapá, Ilha de Marajó e o Golfão Maranhense.

Campos de altitude:vegetação composta por herbáceas encontradas acima de 100 metros de altitude, é encontrada na Serra da Mantiqueira (Sudeste) e na região serrana de Roraima, lugar chamado de campinaranas.

Carla_________________________________________________________________________
Pampa
Também é conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos. Ocupa uma área de 176.496 Km² correspondente cerca de 2% doterritório nacional e é constituído principalmente por vegetação campestre. No Brasil o Pampa só está presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho e também está presente em territórios da Argentina e Uruguai.

O Pampa é composto basicamente de gramíneas, herbáceas e algumas árvores. O Pampa é uma região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formada porcoxilhas onde se situam os campos de produção pecuária e as várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas. A região sul tem, na pecuária, uma tradição que se iniciou com a colonização do Brasil. A monocultura vem provocando um desequilíbrio ambiental, que corresponde com a diminuição de algumas espécies e aumento de outras, além de alteração nas funções ecológicas básicas do ecossistema. Apressão do pastoreio e a prática do fogo não permitem o estabelecimento da vegetação arbustiva, como se verifica em vários trechos da área de distribuição dos Campos do Sul.

Na Área de Proteção Ambiental do Rio Ibirapuitã, inserida neste bioma, ocorrem formações campestres e florestais de clima temperado, distintas de outras formações existentes no Brasil. Além disso, abriga 11 espécies demamíferos raros ou ameaçados de extinção, ratos d’água, cevídeos e lobos, e 22 espécies de aves nesta mesma situação. Pelo menos uma espécie de peixe, cará (Gymnogeophagus sp., Família Cichlidae) é endêmica da bacia do rio Ibirapuitã.

O Pampa gaúcho, encontra-se dentro da área de maior proporção de campos naturais preservados do Brasil, sendo um dos ecossistemas mais importantes do mundo....
tracking img