Campo society

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os campos BPDU
O quadro de BPDU contém 12 campos distintos que são utilizados para comunicar informações de caminho e prioridade que o STP utiliza para determinar a bridge raiz e os caminhos para a bridge raiz.

O processo BPDU
Cada switch no domínio de broadcast presume inicialmente que é a bridge raiz para a instância de spanning tree, desse modo os quadros de BPDU enviados contêm o BID doswitch local como a ID de raiz. Por padrão, os quadros de BPDU são enviados a cada 2 segundos depois de um switch ser inicializado; ou seja, o valor padrão do temporizador hello especificado no quadro de BPDU é de 2 segundos. Cada switch mantém as informações locais sobre seu próprio BID, ID de raiz e o custo de caminho para a raiz.

Quando os switches adjacentes recebem um quadro de BPDU, elescomparam a ID de raiz do quadro de BPDU com a ID de raiz local. Se a ID de raiz no BPDU for mais baixa do que a ID de raiz local, o switch atualiza a ID de raiz local e a ID em suas mensagens de BPDU. Estas mensagens servem para indicar a nova bridge raiz na rede. Além disso, o custo de caminho é atualizado para indicar a distância da bridge raiz. Por exemplo, se o BPDU foi recebido em uma portade switch Fast Ethernet, o custo de caminho seria definido como 19. Se a ID de raiz local for inferior à ID de raiz recebida no quadro de BPDU, o quadro de BPDU será descartado.
Depois que uma ID de raiz for atualizada para identificar uma nova bridge raiz, todos os quadros de BPDU subsequentes enviados daquele switch conterão a nova ID de raiz e o custo de caminho atualizado. Desse modo, todos osoutros switches adjacentes podem ver a ID de raiz mais baixa sempre identificada. Como os quadros de BPDU passam entre outros switches adjacentes, o custo de caminho é atualizado continuamente para indicar o custo de caminho total até a bridge raiz. Cada switch no Spanning tree utiliza seus custos de caminho para identificar o melhor caminho possível para a bridge raiz.
Configurar e verificar oBID
Quando um switch específico deve tornar-se a bridge raiz, o valor de prioridade da bridge precisará ser ajustado para assegurar que ele seja mais baixo do que os valores de prioridade de bridge de todos os outros switches na rede. Existem dois métodos de configuração diferentes que você pode utilizar para configurar o valor de prioridade de bridge em um switch Cisco Catalyst.
Método 1 - Paraassegurar que o switch tenha o valor de prioridade mais baixo, utilize o comando spanning-tree vlan vlan-id root primary no modo de configuração global. A prioridade para o switch é estabelecida como o valor pré-definido de 24576 ou para o valor de diminuição de 4096 seguinte, abaixo da prioridade de bridge mais baixa detectada na rede.
Se uma bridge raiz alternativa for desejada, utilize ocomando do modo de configuração global spanning-tree vlan vlan-id root secondary. Este comando define a prioridade para o switch ao valor pré-definido de 28672. Isto assegura que este switch se tornará a bridge raiz no caso de a bridge raiz inicial falhar e caso ocorra uma nova escolha de bridge raiz e supondo que o resto dos switches na rede tenha o valor de prioridade padrão de 32768 definido.
EX:spanning-tree vlan 1 root primary / spanning-tree vlan 1 root secondary.
Método 2 - Outro método para configurar o valor de prioridade de bridge é utilizar o comando do modo de configuração global spanning-tree vlan vlan-id priority value. Este comando proporciona um maior controle granular sobre o valor de prioridade de bridge. O valor de prioridade é configurado em acréscimos de 4096 entre 0 e65536.
EX: spanning-tree vlan 1 priority 24576
Funções de porta
A bridge raiz é escolhida para a instância de spanning tree. O local da bridge raiz na topologia de rede determina como as funções de porta são calculadas.
Existem quatro funções de porta diferentes nas quais as portas de switch são automaticamente configuradas durante o processo de spanning tree.
Porta raiz
A porta raiz...
tracking img