CAMPO MAGNÉTICO O INTERIOR DE UM SOLENÓIDE

421 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
A direção do vetor indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aquele para onde o polo norte da agulha aponta. Campo magnético é uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo, através das chamadas ações magnéticas. O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnética, que pode ser representado apenas por .
Usamos como unidade de campo magnético o símbolo T, denominado tesla.
Portanto, no SI a unidade de é tesla (T).O solenóide ou bobina longa, como também pode ser chamado, é um fio condutor dobrado em forma de hélice ou pode ser definido como um conjunto de espiras de mesmo eixo espaçadas uniformemente. É justamente sobre a relação entre esses dois pontos que se trata o nosso experimento, pois aplicando uma corrente elétrica neste fio condutor ele irá gerar um campo magnético ao redor e no interior do solenóide. O campo magnético no seu interior é uniforme e as linhas do campo são paralelas ao seu eixo. O campo do solenóide é bem semelhante ao campo de um ímã em forma de barra, onde a extremidade por onde saem as linhas de campo é o pólo norte, e a extremidade por onde entram as linhas de campo é o pólo sul.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
01 par de cabos de ligação 0,5m banana/banana;
01 circuito-fonte DC 17x13 com: 02 bornes para ligação; 01 chave de 3 posições;
02 pilhas grandes;
01 solenoide de 03 bobinas de 22 espiras em base de acrílico;

RESULTADOS E DISCUSSÕES
As limalhas de ferro são a forma mais simples de tornar visíveis as linhas de um campo magnético. Ao espalharmos a limalha de ferro sobre a placa de acrílico, percebemos a formação de ondulações magnéticas provocadas pela força do campo magnético e de sua interação com o solenóide. É perceptível que essas ondulações seguem movimento que se adequam a forma do solenóide. Percebemos que o sentido da corrente na bobina mudou através do que chamamos de corrente induzida graças a existência de uma

Relacionados