Campo fonolexical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPÉRBOLE: É um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva a idéia. Exemplo: Ela chorou rios de lágrimas. Muitas pessoas morriam de medo da perna cabeluda.
IRONIA:Consiste na inversão dos sentidos, ou seja, afirmamos o contrário do que pensamos. Exemplo: Que alunos inteligentes, não sabem nem somar. Se você gritar mais alto, eu agradeço.
ONOMATOPÉIA Consistena reprodução ou imitação do som ou voz natural dos seres. Exemplo: Com o au-au dos cachorros, os gatos desapareceram. Miau-miau. – Eram os gatos miando no telhado a noite toda.
ALITERAÇÃOConsiste na repetição de um determinado som consonantal no início ou interior das palavras. Exemplo: O rato roeu a roupa do rei de Roma.
ELIPSE Consiste na omissão de um termo que fica subentendidono contexto, identificado facilmente. Exemplo: Após a queda, nenhuma fratura.
ZEUGMA Consiste na omissão de um termo já empregado anteriormente. Exemplo: Ele come carne, eu verduras.PLEONASMO Consiste na intensificação de um termo através da sua repetição, reforçando seu significado. Exemplo: Nós cantamos um canto glorioso.
POLISSÍNDETO É a repetição da conjunção entre as oraçõesde um período ou entre os termos da oração. Exemplo: Chegamos de viagem e tomamos banho e saímos para dançar.
ASSÍNDETO Ocorre quando há a ausência da conjunção entre duas orações. Exemplo:Chegamos de viagem, tomamos banho, depois saímos para dançar.
ANACOLUTO Consiste numa mudança repentina da construção sintática da frase. Exemplo: Ele, nada podia assustá-lo. Nota: o anacolutoocorre com freqüência na linguagem falada, quando o falante interrompe a frase, abandonando o que havia dito para reconstruí-la novamente.
ANAFÓRA Consiste na repetição de uma palavra ou expressãopara reforçar o sentido, contribuindo para uma maior expressividade. Exemplo: Cada alma é uma escada para Deus, Cada alma é um corredor-Universo para Deus, Cada alma é um rio correndo por margens de...
tracking img