Campo eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Campo Elétrico

Um campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas auma força elétrica.
O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. Para determinarmos a sua presença, colocamos uma carga de prova no meio. Se esta ficar sujeita a umaforça, dizemos que a região em que a carga se encontra está sujeita a um campo elétrico. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que a carga está sujeita, e o sentido é o mesmo daforça — se a carga de prova estiver carregada positivamente (Q > 0) — ou contrária à força — se a carga for negativa (Q < 0). O módulo é calculado da seguinte forma:
onde ( Lei de Coulomb )Substituindo temos:
K é a constante dielétrica do meio. Nota-se, por essa expressão, que o campo elétrico gerado por uma carga é diretamente proporcional ao seu valor e inversamenteproporcional ao quadrado da distância.

Campo elétrico gerado pela carga Q

O campo elétrico sempre "nasce" nas cargas positivas (vetor) e "morre" nas cargas negativas.

Quando duas cargas positivas sãocolocadas próximas uma da outra, o campo elétrico é de afastamento, gerando uma região no meio das duas cargas isenta de campo elétrico. Como mostrado na figura seguinte:


O mesmo ocorre paracargas negativas, com a diferença de o campo elétrico ser de aproximação.
Quando são colocadas próximas uma carga positiva e uma negativa, o campo "nasce" na primeira, e "morre" na segunda:

Supondonovamente duas cargas de prova positivas que se encontram em movimento dentro de um campo elétrico. A partir da trajetória dessas cargas, traçam-se linhas que são denominadas linhas de força, que têmas seguintes propriedades:
1. Saem de cargas positivas e chegam nas cargas negativas;
2. As linhas são tangenciadas pelo campo elétrico;
3. Duas linhas de força nunca se cruzam;
4. A...
tracking img