Campo de atuação da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2708 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPO DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

O QUE É CONTABILIDADE?
É a ciência que resume e interpreta registros de transações financeiras de empresas e de outras organizações.
A contabilidade tem a função de atrair, registrar, acumular, resumir e interpretar qualquer modificação que prejudica a situação patrimonial de entidades ou pessoa física.
A contabilidade possui um setor muito amplo, ela nãoesgota em si, mas dispõe de recursos que lhe permitem registrar dados, e demonstrar resultado de gestão das entidades.
Ela vem passando por uma transformação clara, com o objetivo de torná-la cada vez mais, uma potência, sendo de melhor forma aplicada, mantendo os seus conceitos básicos e melhorando de forma harmoniosa, com as atuais condições econômicas do mundo.
A escola Europeia com sua teoriacansativa, cedeu a vez para a escola Norte-Americana, com teorias mais objetivas e eficientes, sem por em risco, o método das partidas dobradas, com seus métodos, pôde construir uma imagem perfeita de equilíbrio, entre valores que integram o patrimônio de qualquer entidade.

RELAÇÃO DA CONTABILIDADE AO SURGIMENTO DO CAPITALISMO

O desenvolvimento inicial esteve intimamente aliado aosurgimento do capitalismo.
Neste século, serviu como forte instrumento de controle, nos países que adotaram regimes políticos, com economia controlada pelo governo, de forma centralizada.
O capitalismo sendo um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos, decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimento, não são feitospelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. A contabilidade assumiu como forma quantitativa de mensurar os acréscimos ou decréscimos dos investimentos iniciais alocados a alguma exploração comercial ou industrial.
Com o surgimento e aperfeiçoamento das partidas dobradas, o mercado e seu florescerforam fortemente amparados.
Nos dias atuais, esse método pode ser aplicado qualquer pessoa, seja ela jurídica ou física.

GRUPOS DE PESSOAS E DE INTERESSES QUE NECESSITAM DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira em geral
Essas pessoas estão interessadas nas suas rendas, e seguranças de seus investimentos. Na maioria das vezes, não estãopresentes nas empresas.
Por isso necessitam de informações resumidas, em questão de qual a taxa de lucro proporcionada a seu investimento. Outra questão é: será que a empresa continua a oferecer a médios e longos prazos, perspectivas de renda e segurança para seu investimento?
Geralmente essas informações quando ditas, é passado de setores, da contabilidade para a administração da empresa.Administradores, diretores e executivos dos mais variados escalões
Os interesses de resultados, metas, planejamentos dessas pessoas, são mais aprofundados. Pois são elas que estão gerenciando toda empresa ou entidades. Essas informações são fundamentais, para tomadas de decisões, portanto devem ser apresentadas informações passadas e as atuais.
O contador presta informação constante ao administrador.Esse administrador sendo sábio utilizará as informações contábeis, e verificará suas limitações, para devidas atitudes dentro da empresa, sempre visando o futuro com maior estabilidade, assim também conhecer situação atual, e os acertos e desacertos de suas decisões passadas.
A contabilidade financeira, cujos relatórios finais, são: Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, aDemonstração de Origens e Aplicações de Recursos e os Fluxos de Caixa. Esse relatório final teria maiores utilidades, aos agentes econômicos externos a empresa, como também a contabilidade aos sócios desligados da direção, já a contabilidade gerencial, mais analítica, também a contabilidade de custos, visaria primeiramente à administração da empresa.
No fundo, a contabilidade é um conjunto integrado de...
tracking img