Campanha de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Juliana Fajardo


HISTÓRICO

A XYZ é uma empresa nacional, com sede em São Paulo e outra unidade fabril em Minas, totalizando aproximadamente 800 funcionários, que comercializa produtos e serviços voltados para a valorização da qualidade de vida. Hoje a marca desenvolve e fabrica bicicletas para crianças e adultos com a mais alta tecnologia, além das linhas fitness, formada poraparelhos de ginástica para prática indoor, e acessórios esportivos.
Posicionada como uma empresa contemporânea, a XYZ é reconhecida como marca "Top of Mind" em bicicletas, tendo uma linha composta por aproximadamente 35 modelos, divididos nos segmentos: infantil, mountain bike, passeio, transporte e Pró (linha voltada mais a produtos de performance).
O maior objetivo da XYZ é levar aoconsumidor produtos para a realização de uma atividade física que proporcione lazer, entretenimento, condicionamento físico, entrosamento entre as pessoas, bem-estar e outras sensações que contribuem para uma vida mais saudável.

OBJETIVOS DO PROJETO Aproveitando o lançamento dos modelos de sua Linha 2010, a XYZ idealizou a doação de 1.000 bicicletas a crianças carentes no período do últimoNatal, principalmente pelo fato de seu produto ser, conceitualmente, um brinquedo que estimula o desenvolvimento físico, incentiva a prática de atividades esportivas e propõe-se, com isso, manter a criança longe do contato com as drogas e de outros problemas sociais.
Para colocar em prática o desejo de seu cliente, a AAA Estratégia adaptou essa idéia original para um projeto de cunho socialque beneficiasse crianças pertencentes a entidades assistenciais na doação dos modelos infantis das bicicletas da empresa. A idéia aqui era não só fazer uma simples doação, mas proporcionar às crianças carentes uma opção lúdica de lazer e baseada em parâmetros pedagógicos. Além disso, desejava-se também envolver a participação de todos os funcionários da empresa nessa causa, como uma forma deincentivá-los à realização de trabalhos voluntários.
Ao mesmo tempo, como um objetivo intrínseco, visávamos na divulgação dessa ação o aumento da visibilidade da marca XYZ e dos modelos da Linha 2010 dentre os públicos de interesse da empresa, conforme listados a seguir:

Empresários, executivos e políticos - considerados formadores de opinião;
Funcionários da empresa - que atuaram comodoadores das bicicletas e voluntários na montagem dos brinquedos na data do evento de entrega; imprensa; opinião pública.

ESTRATÉGIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS

A empresa optou por dividir seu planejamento de Relações Públicas em ações diferenciadas, a fim de atingir públicos diversos. O objetivo da estratégia abaixo é dar visibilidade ao lançamento dos modelos da Linha 2010 – queacontecerá na segunda semana de dezembro - além de promover o bem social, dentro e fora das instalações da XYZ.
As ações serão coordenadas pela gerência de Relações Públicas, em parceria com o Recursos Humanos e o departamento de Terceiro Setor. A estratégia a seguir foi idealizada contando com o lançamento do novo modelo da Linha 2010 para a segunda quinzena de novembro.

1) Campanha deendomarketing

Data de início: 01 de outubro (dois meses e meio antes do lançamento)

Público-alvo: funcionários e seus familiares

Objetivos:

- Estimular funcionários e suas famílias a praticar esportes;

- Incentivar o trabalho voluntário em instituições e/ou comunidades carentes;

Plano estratégico:

A empresa contratou um professor de educação física para daraulas (alongamento e aeróbico com bicicletas indoor), três vezes por semana, para os funcionários das duas unidades da empresa (mediante liberação do departamento médico). A XYZ fechou parceria com duas academias de ginástica, uma em São Paulo e outra em Minas Gerais, para dar desconto de 40% aos familiares de seus empregados. Todas estas novidades foram comunicadas através do jornal Mural das...
tracking img