Campanha de candidatura de barack obama à presidência dos estados unidos 2008

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Pretende-se na elaboração deste trabalho evidenciar a importância actual da comunicação digital. Para isso será analisada a campanha eleitoral realizada pelos candidatos à presidência dos EUA em 2008 disputada entre Barack Obama e McCain, onde se fez história devido ao facto de Barack Obama se ter tornado o primeiro presidente negro dos USA.
Após vencer as eleições partidáriascontra Hillary Clinton, em 4 de novembro de 2008 os eleitores americanos foram as urnas para escolher deputados, senadores e o próximo presidente da república.
Um dos grandes embates nesta campanha foi precisamente a luta entre a mudança que Obama representava, contra a experiência de McCain. Nesse contexto, a sociedade americana, especialmente o eleitorado democrata, pedia por mudança (Change)motivada pela má fase socioeconómica que ainda hoje predomina.
De acordo com esse cenário, a decisão poderia pender para Obama. Afinal, era marca nova na arena nacional, tendo inspirado milhões de pessoas a entrar no processo político, recorrendo para isso ao potencial do marketing digital.
De forma geral, 2008 perspectiva a eleição do século nos USA face:
* Record de eleitores que participaramnas primárias da votação
* Aumento do número de novos registos de eleitores.
* Crescente número de doações por parte das pequenas empresas
* Credibilidade nas convicções e valores das diferentes políticas

Elevados indícios da elevada aderência às urnas face à envolvência demonstrada
Esta campanha deverá ser considerada histórica também pelo facto de os media sociais – como oFacebook, o Youtube, ou o Twitter – estarem a alterar profundamente a forma como comunicamos e agimos no mundo empresarial e, como neste caso, político. A título de exemplo poderá ser referido que pouco minutos antes de o Secretário de Estado Colin Powell anunciar a eleição de Obama, no dia 19 de Outubro de 2008, os resultados já tinham sido postados na Web, o que obrigou rapidamente às cadeiastelevisivas ABC, NBC, CBS, etc., a ajustar a forma como estavam a fazer cobertura das notícias eleitorais.
Um novo paradigma de marketing está a impor-se através do diálogo electrónico em tempo real que põe em contacto uma vasta audiência de consumidores/eleitores e torna obsoletas muitas estratégias de marketing tradicionais.
Contexto
Na América, o acto eleitoral tem vindo a perderpreponderância em termos concorrências e sem grande diferenciação ao longo do tempo
No passado ano de 2004, Howard Dean tornou-se o candidato que ficou associado às primeiras acções de marketing digital e tentativa de diferenciação e inovação na área da política. Foi pioneiro a utilizar a internet como forma de angariar fundos, mais precisamente através do seu site por pequenas doações que rondavam em média os80 dólares, tendo angariando mais dinheiro que qualquer outra campanha, superando nomes (ou marcas) como Bill Clinton. (cerca de $ 50 milhões)
A título de exemplo, a campanha do candidato Dean incluiu na HomePage do seu site oficial de campanha um link que reencaminhava para uma rede social (Meetup) onde foi criada (pela comunidade) uma página do candidato a qual alcançou 190.900 participantes.Nesse contexto, Howard Dean considerou que a primeira coisa que aprendeu foi que a internet não era somente uma ferramente, mas sim uma comunidade que não deverá ser ignorada. Pois, Dean compreendeu a estratégia de marketing a seguir, mas a sua época de implementação falhou, pois ainda não era capaz de criar mobilizações em massa.
Na verdade deu-se um fenómeno histórico desde a campanha de2004, pois a internet e as tecnologias vieram para ficar como factores críticos de sucessos para as campanhas eleitorais considerando que em 2008 :
* 47% dos americanos enviaram via e-mail, rede social ou SMS mensagens politicas para os seus amigos ou familiares;
* 69% pesquisaram na Web informações acerca dos candidatos.
Previu-se elevada participação dos eleitores, superando a taxa...
tracking img