Campaha higiene das maos.

492 palavras 2 páginas
Campanha Nacional de Higiene das Mãos
“Clean care is safer care” é o título do 1º desafio mundial para a segurança do doente, orientado para prevenir as infecções associadas aos cuidados de saúde
(IACS) e cuja mensagem fundamental é que algumas medidas simples podem salvar vidas.
A higiene das mãos (HM) é uma acção muito simples com um impacto significativo na redução das IACS.
Na realidade as IACS são um problema cada vez maior. Os doentes apresentamse cada vez mais vulneráveis às doenças infecciosas porque apresentam doenças cada vez mais graves. Este problema agrava-se com o incumprimento das regras de boa prática no que diz respeito à higiene geral, dos espaços, dos equipamentos e das mãos. O ambiente em que se prestam os cuidados também tem o seu contributo: factores como a falta de profissionais, altos níveis de ocupação de camas hospitalares, maior frequência na transferência de doentes e as altas cada vez mais precoces, originam novos riscos de infecção.
Dispomos de conhecimentos e de recursos necessários para reduzir drasticamente o impacto das IACS. O que necessitamos é de nos comprometermos e de agirmos a todos os níveis para garantir aos doentes o direito a uma prestação de cuidados mais limpa e mais segura.
Portugal, através de Sua Ex. a Ministra da Saúde vai aderir a 7 de Outubro de
2008 ao desafio da World Aliance for Patient Safety da Organização Mundial da
Saúde (OMS), lançando publicamente a Campanha Nacional de Higiene das
Mãos e declarando formalmente o seu compromisso na tomada de medidas para reduzir as IACS e a partilhar os seus resultados ao nível internacional.
A campanha que se vai implementar a nível nacional para melhorar a higiene das mãos e para a qual se pretende a adesão de todos os hospitais adopta a estratégia da World Alliance for Patient Safety, da OMS e compreende:






Guidelines da OMS sobre Higiene das Mãos nos Cuidados de Saúde
Recomendações – Implementação nas unidades de saúde da

Relacionados

  • Marketing
    62265 palavras | 250 páginas