Caminhos de santiago de compostela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Santiago de Compostela

Que é o Caminho de Santiago?
Durante mais de mil anos, o Caminho de Santiago conduziu os peregrinos ao santuário de um apóstolo do Cristianismo: Santiago o Maior. Seu túmulo, descoberto numa noite de 813 no monte sagrado do Libredão, sob uma nuvem de estrelas, seria a pedra fundacional de uma prodigiosa Catedral e de uma cidade que, a partir de aí, atrairia as pegadasdos caminhantes até converter-se num destino com o rasto e eco de toda a Europa.

Cada vez que um peregrino se põe a andar pelas velhas sendas continentais do Caminho de Santiago, entra em funcionamento um antigo mecanismo de pesquisa comum a todo o Cristianismo: a viagem para a Salvação. E com ela volta a iniciar-se a experiência profundamente humana da própria descoberta. Assim como os roteirosque conduzem a Santiago são muitos, múltiplas são também as vias para o encontro mais íntimo, que garantem experimentar todos os peregrinos à medida que avançam pelos caminhos dos encontros fortuitos ou da solidão, das vozes e do silêncio, da paisagem úmbria ou seca planície, a favor de uma única meta: Santiago de Compostela.

História
A peregrinação a Santiago foi o acontecimento religioso ecultural destacável e profundamente vivido na Idade Média, sendo reconhecido recentemente pelo Parlamento Europeu, o qual o designou o Caminho” Primeiro Itinerário Cultural europeu”, e pela UNESCO, que o declarou Património da Humanidade.
O descobrimento do sepulcro do Apóstolo Santiago, filho de Zebedeo e irmão de João Evangelista, transformou um pequeno assentamento de origem romano do noroesteibérico que, no esquecimento dos séculos, se havia transformado em necrópole; e sobretudo, representou uma reviravolta na história espiritual do continente que rapidamente se lançou a lavrar um caminho para chegar até à preciosa relíquia.

Quem era Santiago?
A Bíblia refere-se, geralmente, ao Apóstolo Santiago com o nome de Jacobo, procedente do hebraico Ya’akov, que passou ao latim comoIacobus, derivando numa grande diversidade de nomes próprios em diferentes línguas europeias: Jacobo, Iago, Yago, Tiago, Diego, Santiago, Xacobe, Jaime, Jaume, Jacob, Jakob, Jacques, Giacomo e James são só algumas delas. A variante Santiago surgiu como evolução da composição Sanctus Iacobus.
De acordo com a Bíblia, Santiago era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão mais velho do apóstolo João. OsEvangelhos referem-se a ele como ‘o Maior’, para diferenciá-lo do outro Apóstolo Santiago (Santiago Alfeu ou Santiago ‘o Menor’).
Algumas interpretações assinalam também que Salomé era irmã de Maria, o qual converte a Santiago e João em primos de Jesus.

Caminhos
Os roteiros que conduzem a Santiago de Compostela.
Caminho Português

Caminho Francês

Caminho Aragonês

Caminho do NorteCaminho Primitivo

Caminho Inglês

Via da Prata

Itinerário Jacobeu do Mar de Arousa e Rio Ulla

Caminho Finisterre

Caminho Primitivo
Os primeiros devotos procedentes de Oviedo, da capital do reino astúrico, seguiram o seu itinerário pela antiga rota que, segundo a tradição, conduziu o rei Alfonso II, o Casto, até ao túmulo do Apóstolo, no primeiro terço do século IX.
Esta rota deOviedo a Santiago foi itinerário seguro e frequentado até meados do século X, quando se consolida o actual Caminho Francês desde León, à nova capital do Reino. Mas, mesmo depois, continua a ser uma importante alternativa, especialmente e em virtude do valor espiritual que se outorgava à visita da Câmara Santa de S. Salvador de Oviedo, assim como a catedral de Lugo, com a exposição permanente doSantíssimo.
Oviedo – Tineo – Grandas - A Fonsagrada – Lugo – Palas de Reis – ligação com o actual Caminho Francês.

Caminho Português
Apresenta diversidade de rotas, dependendo do ponto de origem do peregrino em Portugal, mas o itinerário mais conhecido parte do Porto e entra na Espanha por Tui. A ponte internacional de Valença do Minho-Tui tem facilitado a passagem sobre o rio Minho, que...
tracking img