Caminhos da medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMINHOS DA MEDICINA 
 
O USO DA TECNOLOGIA NO DIAGNÓSTICO MÉDICO 
E SUAS CONSEQÜÊNCIAS*

        1. Histórico
        Hipócrates foi o primeiro a usar a palavra diagnóstico, que significa discernimento, formada do prefixo dia, através de, em meio de + gnosis, conhecimento. 
        Diagnóstico, portanto, é discernir pelo conhecimento. 
        Inicialmente, o médico só dispunha de seussentidos para exame do paciente. Com a visão, observava o enfermo, com o tato realizava a palpação e a tomada do pulso; com a audição ouvia as suas queixas e ruídos anormais; com o olfato podia sentir odores característicos. 
        "O exame clínico", ensinava Hipócrates, "deve começar pelas coisas mais importantes e mais facilmente reconhecíveis. Verificar as semelhanças e as diferenças com oestado de saúde. Observar tudo que se pode ver, ouvir, tocar, sentir, tudo que se pode reconhecer pelos nossos meios de conhecimento". 
        Também se examinavam os excretas, especialmente a urina. O exame macroscópico da urina, chamado uroscopia, foi largamente utilizado até o século XVIII. 
        Dava-se muita importância ao exame do pulso e Galeno, no século II d.C. chegou a descrever 27variedades de pulso. 
        No século XVIII o exame físico foi aperfeiçoado com a percussão do tórax, introduzida por Auenbrugger e divulgada na França por Corvisart. 
        No século XIX a semiótica foi enriquecida pela descrição de sintomas e sinais característicos de muitas doenças e pela idealização de manobras e técnicas especiais de exame. Centenas de sinais identificadores de doençasforam descritos, os quais passaram a ser conhecidos pelos nomes de seus descobridores. 
        Os médicos do século XIX primavam pelo apuro da observação clínica. 
        A instrumentalização do médico teve início no século XIX com a invenção do estetoscópio por Laennec em 18l6. O estetoscópio era no início um tubo oco de madeira e evoluiu para o modelo biauricular atual. 
        Seguiu-se atermometria. Embora o termômetro fosse conhecido desde o século XVII, seu emprego como instrumento para medir a temperatura corporal data de 1852, quando Traube e, a seguir, Wunderlich, na Alemanha, introduziram o gráfico de temperatura ou curva térmica, que permitiu a caracterização dos vários tipos de febre. 
        A medida indireta da pressão arterial só se tornou possível a partir de 1880,quando von Basch, na Alemanha, idealizou o primeiro aparelho, que nada mais era que uma bolsa de borracha cheia de água e ligada a uma coluna de mercúrio ou a um manômetro. Comprimindo-se a bolsa de borracha sobre a artéria até o desaparecimento do pulso obtinha-se a pressão sistólica. Em 1896, um médico italiano, Riva-Rocci, substituiu a bolsa por um manguito de borracha e a água pelo ar. Amedida da pressão diastólica teve que esperar por mais 9 anos, até que um jovem médico russo, Nikolai Korotkov descobrisse os sons produzidos durante a descompressão da artéria. 
        Ao final do século XIX o médico já dispunha dos três instrumentos básicos utilizados no exame do paciente. Além desses três instrumentos, outros acessórios foram adicionados à maleta do médico, como o oftalmoscópio,abaixador de língua, otoscópio, rinoscópio, martelo de reflexo, etc. 
        O aperfeiçoamento do microscópio, por sua vez, deu nascimento à microbiologia, permitindo identificar os agentes causadores de muitas doenças. A microscopia trouxe ainda a revelação da estrutura celular dos seres vivos e a identificação das alterações patológicas dos tecidos produzidas pelas doenças. Após os trabalhos deVirchow, publicados em 1864, a teoria da patologia humoral que orientou o pensamento médico por mais de 2.000 anos foi substituída pela patologia celular. 
        A cirurgia, que se limitava à patologia externa, após a descoberta da anestesia geral em 1846 e da prática da antissepsia e da assepsia teve um contínuo progresso. 
        A tecnologia médica propriamente dita só se desenvolveu no...
tracking img