Caminho critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado de maneira simples e esclarecedora o funcionamento do método do caminho crítico no gerenciamento de projetos. A gestão de projetos de grandes dimensões requer o planejamento e a coordenação de varias atividades interrelacionadas. Quando é conhecido o tempo de duração de cada uma das atividades o Método do Caminho Crítico pode ser usado nadeterminação do tempo que o projeto demora a ser concluído, ou seja, o método do caminho crítico refere-se a um conjunto de técnicas utilizadas para o planejamento e o controle de projetos, sendo que os fatores relativos a um projeto são três: prazo, custo e qualidade. Desta forma o CPM é utilizado para o gerenciamento dos tempos e dos custos e, também para permitir a avaliação dos níveis de recursos,que são necessários para desenvolver um projeto.




















2 CAMINHO CRÍTICO

Na área de gerenciamento de projetos, CPM é um termo criado para designar um conjunto de tarefas vinculadas a uma ou mais tarefas que não têm margem de atraso, pode-se se dizer então que caminho crítico é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem flexibilidade demudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado, ou seja, é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final, e se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada.
As atividades que não possuem um caminhocrítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral. É importante entender a seqüência do caminho crítico e não crítico para saber onde você possui e aonde você não possui esta flexibilização em seu projeto.


2.1 Aplicação do Caminho Crítico

A aplicação desse método naprogramação da produção ocorre toda vez que devemos programar produtos únicos e não repetitivos, como por exemplo, a programação das atividades necessárias à construção de um navio ou de um avião.
O caminho crítico é constituído pelas atividades críticas. Atividades que são pré-requisito para outras, que também estão no caminho crítico. Qualquer atraso em alguma delas, provoca atraso nasseguintes. E mais, as atividades críticas não podem ser antecipadas, pois também dependem de outras. Todas as atividades nessas condições, juntas, compõem o caminho crítico.
O caminho crítico é único, a não ser que exista, no mesmo compromisso, outra série de atividades que leve exatamente ao mesmo mínimo prazo. Na prática, isto é raro. Relacione todas as atividades e anote quais são aspredecessoras e as sucessoras de cada uma (atribua um número a cada para facilitar as anotações). Análise essa relação de atividades e identifique todas que estejam na condição acima, isto é, as atividades críticas, as que não podem atrasar nem serem ser antecipadas. O conjunto delas é o seu caminho crítico.
Esse é um processo manual, viável e adequado para empreendimentos com uma quantidade nãomuito grande de atividades. Para quantidades maiores, acima de algumas dezenas, já é conveniente um processo mais metódico, isto é, um algoritmo, apenas para praticidade, pois o conceito é essencialmente o mesmo. Trabalhos mais comuns costumam ter algumas poucas dezenas de atividades, enquanto grandes projetos e empreendimentos podem ter centenas ou mesmo milhares.
Também existem ainda diversossoftwares especializados, o MSProject é um deles, muito usado em gerenciamento de projetos, obras e montagens industriais.

2.2 Utilidade e Importância


São duas as motivações principais para toda a atenção com o caminho crítico:

* Prazos → sem dúvida é a razão primeira da importância do caminho crítico. Ele revela as atividades que devem ser o foco das atenções – as...
tracking img