Caminhada em resende

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

No decorrer dos anos pode-se observar o crescente interesse pela prática de exercício físico, com o objetivo de melhora/manutenção da saúde, ou mesmo por questões estéticas. Dentre os diversos exercícios um dos mais praticados é a caminhada, por requerer de poucos recursos materiais e ser de fácil execução, no entanto as pessoas nem sempre tem consciência dos riscos que umexercício não orientado pode causar. A caminhada é a forma mais simples de exercitar, visto que, nossas atividades rotineiras giram em torno desta prática. Antropólogos físicos dizem que a estrutura do osso humano nos torna caminhantes perfeitos e hoje em dia não se vê muitas pessoas caminhando com freqüência (Torrens e Santos, 2003).

Este simples exercício feito de forma sistemática,planejada e bem orientada é capaz de trazer inúmeros benefícios à saúde do indivíduo praticante, tais como; uma boa circulação sangüínea, aumento a sensibilidade a insulina, reduzindo assim o risco de Diabetts Millitus, prevenção de doenças cardíacas, pode evitar ou retardar doenças músculo esqueléticas entre outras, entretanto a prática da caminhada planejada, mas não orientada pode não trazerbenefícios ao praticante e sim prejudicá-lo, no que se diz a sua saúde. Cuidados como material adequado para o exercício, preocupação com o local, ambiente físico da prática, horário em que a mesma será executada, pode interferir no resultado final esperado pelo praticante (Allsen et al, 2001).

O princípio é a utilização de quatro variáveis para a obtenção de um controle específico, são elas;freqüência, intensidade, duração e o tipo de atividade. Freqüência é o número de sessões de treinamento por semana, intensidade corresponde ao grau de dificuldade dos exercícios, duração é quantidade de tempo exigido para cada sessão de exercício e por último, tipo refere-se ao exercício escolhido para a prática (Foss e Keteyian, 2000).

Este estudo tem por objetivo determinar através depesquisa de campo, se pessoas que freqüentam o Parque Público, Parque das Águas, no município de Resende, RJ, realizam suas atividades (Caminhada) orientadas por um profissional de Educação Física ou por outro veículo de informação.



2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA


2.1 Exercício Físico na Promoção da Saúde.

De acordo com Guedes e Guedes (1995), é evidente que há uma relação entre a prática deatividade, aptidão física e saúde, quando a prática é regular e bem orientada. Essa idéia vem despertando nas pessoas mais vontade em realizar exercícios físicos, pois as vantagens têm sido reconhecidas. Devido à necessidade de acompanhamento de um profissional é preciso que nós entendamos a diferença entre atividade física e exercício físico. Além disso, é necessário compreender o que é aptidãofísica, bem como o que fazer pra promovê-la em nossa sociedade, visando à melhoria do estado de saúde.

Caspersen (1985) apud Guedes e Guedes (1995), diz que “atividade física é definida como todo e qualquer movimento corporal sintetizado, produzido pelos músculos esqueléticos, onde há perda calórica maior do que os níveis de repouso, e exercício físico é toda atividade física planejada,estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção da aptidão física”. Tanto o exercício físico como a atividade física implicam a realização de movimentos sintetizados produzidos pelos músculos esqueléticos que levam a um gasto energético desde que a intensidade, a duração e a freqüência dos movimentos apresentem algum progresso.

Atividade física é, por exemplo, o gastoenergético provocado pelas atividades no desempenho de uma ocupação profissional, ou a realização das tarefas domésticas. Já o exercício físico está relacionado ao gasto energético induzido pelo envolvimento em atividades esportivas e em programas de condicionamento físico que necessitam ser planejado, estruturados e repetitivos para que tenha resultado na aptidão física (Guedes e Guedes,...
tracking img