Caminhão fora de estrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Curso Técnico de Edificações
Disciplina: Maquinas e Equipamentos.

Aluno: Siloé P. Bispo Adriano

Stephany Neves Nielsen

Lorena

Turma: M12

Abril de 2011

Trabalho sobre a importancia de um equipamento da TerraPlenagem, o caminhao fora de estrada.

Sumario

1.Introdução................................................................................................................... 4

2.

Introdução

A terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras de engenharia, tais como açudes, canais de navegação, canais de irrigação, rodovias, ferrovias,
aeroportos, pátios industriais, edificações, barragens e plataformas diversas. A literatura técnica brasileira deengenharia carece de uniformização normativa, não existindo uma definição de terraplenagem de consenso, cada autor definindo terraplenagem do modo que julga mais conveniente.

Pequena introdução sobre o que é um Caminhão fora de estrada.

Os caminhões chamados ‘’fora de estrada’’ são veiculos construídos e dimensionados para os serviços pesados da construção.

Por esse motivo, são de grandetonelagem e com dimensões que fogem ao normal, impedindo o seu uso em estradas de tráfego normal e restringindo a sua utilização aos canteiros de obra.

Apresenta certas caraterísticas mecânicas de fabricação que os tornam resistentes e especialmente adaptados aos trabalhos pesados, tais como: diferencial travante, transmissão automática, direção com acionamento hidráulico etc.

CaminhãoFora de Estrada. (‘’off highway trucks’’)

Off Road ou Fora de estrada é um termo do vocabulário inglês que literalmente quer dizer "fora de estrada" e designa atividades variadas praticadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso e trâmite.

Sendo assim, caminhões fora-de-estrada ( Off-highway trucks) são equipamentos de grande porte e custo elevado,utilizados em minas a céu aberto para remover grandes volumes de material sólido (estéril/minério). Embora o transporte de material sólido pareça uma tarefa simples, existem questões de projeto e programação que necessitam ser otimizadas para o bom desempenho destes caminhões (Hagenbush 2000).

Os volumes das caçambas são superiores a 10 m3 e atingem velocidades máximas da ordem de 60 km/h.

Como éfácil percebe, são unidades de custo de aquisição bastante elevado, resultando o seu emprego, apenas , em trabalhos de movimento de terra com grandes volumes.

Há caminhões superpesados que podem transportar mais de 100 t, com motores de 1.000 HP.

Ao longo dos anos, o transporte de materiais procedentes das explorações de minério ou movimentação de terras tem sido realizado de diferentesmaneiras. Primeiramente, foi feita mediante tração animal, até posteriormente depois da revolução industrial, apareceram os primeiros equipamentos.

No ano de 1934, viu-se o surgimento de primeiros caminhões especificamente concebidos para terraplanagem, passando a ter o final dos anos 40 e início dos anos 50 um maior desenvolvimento mais elevado. Na década de 60 tornou-se o método de transporte daatualidade.

No Brasil, as empresas que oferecem em sua linha de equipamentos, caminhões fora-de-estrada são: Caterpillar, Komatsu, Liebherr, Perlini, Randon, Terex e Unit Rig.

|[pic] |
|Figura 1: Caminhões ‘’fora de estrada’’|

Alguns Modelos De Caminhão Fora de Estrada.

Caminhão Fora-de-Estrada RK 430B

O Fora-de-estrada RK 430B é o caminhão mais utilizado no segmento de mineração e construção pesada no Brasil. Com mais de 30 anos de evolução, alavancado o desenvolvimento do mercado, destaca-se por sua performance, baixo custo de propriedade e operacional.

|...
tracking img