Camilo castelo branco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Camilo Castelo Branco
Enredo da Obra:
A história de Amor de Perdição circunda-se na cidade portuguesa chamada Viseu, mas o enredo não se centra absolutamente em tal cidade, pois a alternância de cidades se faz presente à medida que o enredo da ficção avança deliberadamente.
Domingos José Correia Botelho era um fidalgo não muito rico que teve a prerrogativa e sorte última de se casar com ailustríssima e formosa Srª Rita Teresa Margarida Preciosa. Esta senhora era a Dama da rainha de Portugal (a rainha D. Maria, também conhecida no Brasil como Maria, a louca) vigente na época em que começou a narrativa de Castelo Branco, por volta aproximadamente de 1779, seguindo, pois, suas respectivas sucessões temporais.
É justamente perto desta data apontada acima que Domingos Correia era juiz defora da cidade de Cascais, mas posteriormente conseguiu transferência para Vila Real, cidade onde nasceu. Seria bom e gratificante exercer o ofício na terra onde foi concebido à vida, não fosse as incessantes e inoportunas reclamações de Rita Teresa, ainda saudosa de seus luxos monárquicos da corte de Lisboa, luxos estes que toda Dama do Paço usufrui e, estando em sincronia com suas perfeitassanidades mentais, jamais quer abdicar.
Apesar dos queixumes de Rita Teresa, o casal ainda conseguiu ter cinco filhos: Manuel, Simão, Maria, Ana e Rita. Manuel era o mais velho dentre os meninos, e Rita a mais nova dentre os rebentos femininos.
Foi-se feita mais uma transferência do casal, agora para a cidade de Viseu, mas desta vez acrescida a uma promoção: Domingos Botelho tornou-se corregedordesta cidade.
Ambos filhos de Botelho eram universitários em Coimbra: Manuel estudava Direito; já o encapetado Simão ─ que espezinhava a vida do Reitor e das autoridades da Universidade com seu gênio moleque e arruaceiro ─ cursava Humanidades.
Só existe uma coisa na vida que é capaz de transfigurar a compleição congênita de um rapaz rebelde como Simão o era: esta coisa (embora este substantivo sejatanto quanto pobre e deficiente suficientemente para demarcar graficamente toda a extensão significativa da palavra a seguir) é o AMOR. Este sentimento totalmente inefável, inesperado, indescritível à guisa de meras palavras de qualquer língua, teve a façanha de arrebatar o coração sanguinário, rebelde e revolucionário de Simão, pois o filho mais novo do corregedor se apaixonara fervorosamentepor uma vizinha chamada Teresa, uma menina de quinze anos de idade.
Infelizmente, para desespero dos leitores romântico-piegas, a paixão entre os dois jamais pôde se materializar, pois tanto a família de Simão quanto a de Teresa se opunha rigorosamente contra o firmamento da união do casal. O motivo disso era de ter havido entre os pais do casal uma antiga rixa e divergência jurídica entre ambos,fazendo permear assim entre as duas famílias uma rivalidade mais caprichosa que a de cão e gato.
Simão e Teresa se comunicavam e trocavam suas afeições sentimentais unica e exclusivamente através de cartas. E foi por causa de sua comunicação missivista ─ tão eficiente que poder-se-ia dizer que fazia inveja aos modernos e-mails de hoje ─ que Simão decidiu fugir de Coimbra, interrompendo assim seusestudos acadêmicos, para ir a Viseu se encontrar às espreitas com Teresa.
O pai viúvo de Teresa, Tadeu Albuquerque, tinha um sobrinho fidalgo oriundo da cidade de Castro Daire chamado Baltasar Coutinho. Tadeu Albuquerque por motivos ambiciosos queria a todo custo o casamento de Teresa com fidalgo, mas sua filha recusava-o convencidamente, chegando a declarar explicitamente, para a raiva edescontentamento de seu pai, seu amor por Simão.
Se o romance de Teresa e Simão ainda persistisse, mesmo sendo por cartas, Tadeu estava convencido de mandá-la a um convento Sabendo disso ─ através de uma carta ─, Simão teve a resolução de se hospedar na casa de um conhecido seu, o ferreiro João da Cruz, este que se mostrou a todo momento sempre prestativo e disposto a ajudar Simão em qualquer coisa,...
tracking img