camillla

443 palavras 2 páginas
A Pedagogia da Natação tem como propósito desenvolver os métodos de ensino mais eficientes para que os indivíduos adquiram as habilidades que constituem o domínio da natação.
A natação é uma excelente ferramenta para o melhor desenvolvimento da criança. Sem dúvida, a natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano. O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação onde são capazes de fazer movimentos natatórios, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância. Este trabalho tem a intenção de mostrar aos alunos e professores de Educação Física os principais benefícios que a prática regular da natação promove para os bebês de 6 a 24 meses de idade, tais como benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos. A natação é importante para o desenvolvimento físico, para a formação cognitiva e afetivo-social da criança desenvolvendo sua personalidade e inteligência.
Um programa introdutório às atividades aquáticas implica um processo de familiarização e adaptação com o meio aquático, como a Ambientação, Respiração, Flutuação, Propulsão de braços e pernas, e Saltos elementares. Estes programas introdutórios têm uma forte adesão por parte de alunos na faixa dos três até meados dos seis ou sete anos de idade. Durante décadas os modelos de ensino-aprendizagem da adaptação ao meio aquático propostos caracterizavam-se por estilos de ensino mais rígidos e formais. Hoje em dia, os estilos de ensino na adaptação ao meio aquático acompanham a tendência de outras atividades aquáticas um estilo de ensino mais lúdico, que dê uma maior liberdade criativa ao aluno, a partir da faixa etária a que se destinam a maioria dos programas de adaptativos ao meio líquido, sendo um estilo menos formatado, tanto com crianças, quanto com jovens, com jogos aquáticos.
Uma outra vantagem deste estilo de ensino é o fato desses programas serem o primeiro contato da criança com o meio aquático o que se pode

Relacionados

  • concurso
    131389 palavras | 526 páginas