Camaroes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Camar%C3%B5es
Camarões
Camarões é um país africano, limitado a oeste e a norte pela Nigéria, a leste pelo Chade e pela República Centro-Africana, a sul pelo Congo, pelo Gabão e por Rio Muni (Guiné Equatorial) e a oeste pelo Golfo da Guiné, através do qual faz fronteira com aGuiné Equatorial, via a ilha de Bioko. A capital é Yaoundé.
Historia
Os navegadoresportugueses chegaram à costa dos Camarões em 1472. Notaram a abundância de camarões no rio Wouri River e chamaram-lhe Rio dos Camarões, de onde deriva o nome actual do país.
Apesar da chegada dos portugueses à costa dos Camarões no século XV, a maláriaimpediu os europeus de se instalarem e conquistarem os territórios do interior até ao final da década de 1870, quando grandes quantidades de quinino setornaram disponíveis. No início, os europeus estavam sobretudo interessados em comerciar, o que faziam na zona costeira, e adquirir escravos. O comércio de escravos foi reprimido a meio do século XIX, ainda na parte final desse século instalaram-se nos Camarões missões cristãs, as quais continuam a desempenhar um papel na vida do país.
No dia 5 de Julho de 1884 a totalidade do território camaronêse alguns territórios vizinhos tornaram-se a colónia alemã de Kamerun, com a capital situada primeiramente em Buéa e depois em Yaoundé. Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido e a Françadividiram essa colônia, cabendo à França a maior área, sendo as zonas mais distantes transferidas para o domínio de outras colônias francesas, e governando o restante a partir de Yaoundé.
OsCamarões franceses alcançaram a independência em 1960 sob a denominação de República dos Camarões, no território conhecido como Camarões do Norte e Camarões do Sul. No ano seguinte, a maioria muçulmana do norte, que dominava dois terços dos Camarões britânicos, votou pela adesão à Nigéria, enquanto que no sul a maioria cristã, votou de forma que o outro terço dos Camarões britânicos aderisse à Repúblicados Camarões, formando a República Federal dos Camarões. Permanece no entanto em aberto o conflito da Ambazónia (Camarões do Sul).
Primórdios
Provavelmente os primeiros habitantes dos Camarões foram os Bakas, tribos de Pigmeus que ainda vivem nas florestas do sudeste do país. A língua Bantu teve a sua origem nas terras altas dos Camarões, mas a muitos dos falantes partiram antes da chegada dosprimeiros invasores.
Entre os finais da década de 1770 e o início de 1800, os Fula, um povo islâmico conquistou a maior parte das terras que atualmente constituem o norte dos Camarões, subjugando ou desalojando os habitantes, na maioria não muçulmanos.
O nome do país deriva do nome lusófono antigo do rio Wouri, rio dos Camarões, devido à grande quantidade do crustáceo. Apesar do nome do rio termodificado para uma palavra de origem local, o termo Camarões permaneceu mesmo em outras línguas para designar a região.
Apesar da chegada dos portugueses à costa dos Camarões datar do século XV, a malária impediu os europeus de se instalarem e conquistarem os territórios do interior até ao final da década de 1870, quando grandes quantidades de quinino se tornaram disponíveis. No início, oseuropeus estavam sobretudo interessados em comerciar, o que faziam na zona costeira, e adquirir escravos. O comércio de escravos foi reprimido a meio do século XIX, ainda na parte final deste século instalaram-se nos Camarões missões cristãs, as quais continuam a desempenhar um papel na vida do país.
Colonização
No dia 5 de Julho de 1884 a totalidade do território camaronês e alguns territóriosvizinhos tornaram-se a colónia alemã de Kamerun, com a capital situada primeiramente em Buea e depois em Yaoundé. Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido e a França dividiram esta colónia, cabendo à França a maior área, sendo as zonas mais distantes transferidas para o domínio de outras colónias francesas, e governando o restante a partir de Yaoundé.
Em 1955, a União do Povo Camaronês...
tracking img