Camara quente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processamento de Polímeros: injeção de plástico
1. Introdução
Resumo Histórico
Aproximadamente em 1940, a injeção de plásticos era utilizada somente em peças de pequenos tamanhos, porém atualmente com a alta aplicabilidade torna-se concentrado os pedidos em peças maiores e complexas. Os materiais plásticos injetados são compostos de resinas naturais ou sintéticas que através da pressão e calorpodem fluir e adquirir forma. Em sua maioria os plásticos são de natureza orgânica, sendo o CARBONO o principal componente, adicionado a HIDROGÊNIO, OXIGÊNIO, NITROGÊNIO e CLORO, por exemplo: polietileno, polipropileno, poliamida, etc (ALMEIDA, 2004).
Os plásticos se dividem em dois grupos, os TERMOPLÁSTICOS, os quais fundem ao serem aquecidos e endurecem ao serem esfriados, por exemplo,polietileno, poliamida, já os TERMOESTÁVEIS, são polímeros que não fundem, por exemplo, poliéster, fenol-formaldeído. Os plásticos são formados por componentes tais como a resina, carga, plastificantes, lubrificantes, corantes e estabilizadores.
Os plásticos possuem uma característica muito importante, a contração, a qual deve ser levado em conta ao se confeccionar o molde, caso contrário a peça poderásair menor que o previsto. Atualmente tem-se uma grande variedade de equipamentos para a função de injeção de plásticos, e ultimamente nota-se o crescimento de mercado para máquinas com rosca, devido principalmente à capacidade e à versatilidade ao serem comparadas às convencionais (a pistão). Deve-se antes do início do projeto determinar a capacidade desejada da injetora a ser usada, onde devemser consideradas as capacidades de injeção, plastificação, a força de fechamento e a pressão de injeção.
Ao fazer a injeção, devem-se fazer inúmeras verificações, por exemplo, o material deve apresentar baixo nível de umidade, caso contrário pode-se resultar em “mica”, manchas, escamas ou bolhas nas peças moldadas, para isso deve-se fazer uma secagem antes do processo, deve-se verificar também ageometria dos materiais, lubrificação, temperatura de injeção, temperatura do molde, pressão de injeção, ciclos de injeção e tolerâncias dimensionais(ALMEIDA, 2004).
Máquinas de moldagem de injeção para plásticos foram derivadas da moldagem de metais (fundição em moldes). A primeira patente para moldagem por injeção foi concedida nos Estados Unidos, em 1872, a John e Isiah Hyatt que a usaram paramoldar celulóide. Em 1878, John Hyatt usou o primeiro molde de múltiplas cavidades. Em 1920, na Alemanha iniciou-se a moldagem por injeção de termoplásticos.
Um maior desenvolvimento ocorreu em 1951, quando William H: Willert (United States) desenvolveu a rosca recíproca para máquinas de moldagem por injeção.
O maior desenvolvimento recente é relativo a aplicação de micro processadores amáquinas injetoras (NUNES, 2002).
Resumo do Processo
Moldagem por injeção é um processo cíclico de transformação de termoplásticos e abrange as seguintes etapas:
• Transporte do Material
• Aquecimento e fusão da resina
• Homogeneização do material fundido
• Injeção do extrudado no interior da cavidade do molde
• Resfriamento e solidificação do material na cavidade
• Ejeção da peça moldada
Aresina deverá ser isenta de umidade, colocada no funil de alimentação, o qual deve estar constantemente tapado para evitar poeira e outras sujidades. As peças injetadas são separadas do canal de injeção e inspecionadas pelo operador enquanto se inicia outro ciclo(ALMEIDA, 2004).
Os canais de injeção são moídos e retornados ao processo numa proporção estabelecia.
As máquinas injetoras são normalmenteclassificadas pela Força Máxima de Fechamento, Máxima Pressão de Injeção, Máxima Capacidade de Injeção, e Diâmetro da Rosca.
O tamanho das máquinas injetoras aumenta de acordo com a Força de Fechamento. Assim, as faixas das dimensões são as seguintes:
- comprimento: 1-20 metros
- largura: 0,5-5 metros
- altura: 0,5-5 metros
2. Moldes
Tipos básicos de moldes(HARADA, 1948):
• Moldes de...
tracking img