Camara escura raiox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE CAMARA ESCURA

A AMPOLA DE CROOKES E OS MISTERIOSOS RAIOS CATÓDICOS

Todo mundo tem um tubo de raios catódicos em casa, dentro de seu aparelho de televisão. Você está agora mesmo na frente de um monitor de seu micro. Quem inventou esse tubo e produziu os primeiros raios catódicos foi o inglês William Crookes, no ano de 1870.
A “ampola de Crookes” é feita de vidro ou quartzo edentro dela se faz o vácuo. Ela contém duas placas metálicas ligadas a uma fonte de tensão elétrica. A placa ligada ao pólo negativo é chamada de catodo e a outra ligada ao pólo negativo é o anodo. Quando a tensão entre o catodo e o anodo fica bem elevada surge um feixe luminoso que sai do catodo e atravessa o tubo. São os “raios catódicos”.
Em 1895, quando Roentgen descobriu os raios X, ninguém sabiao que eram esses misteriosos raios catódicos. Os alemães achavam que era uma forma de onda eletromagnética, mas seus argumentos não eram totalmente convincentes. Foi só em 1897 que o inglês J.J. Thomson mostrou que esses raios são formados por partículas carregadas negativamente. Hoje, sabemos que essas partículas são elétrons. Quando os elétrons saem do catodo e atingem o anodo ou a paredeinterna do tubo dá-se uma troca de energia. A energia cinética dos elétrons é convertida, parte em calor e parte em radiação eletromagnética. E hoje também sabemos que essa radiação é o que conhecemos como raios X. Pense na seguinte analogia: um alvo metálico pesado é atingido por uma rajada de balas. Boa parte da energia cinética das balas será dissipada arrebentada e aquecendo o alvo, mas, outraparte é transformada em ondas sonoras (boing!boing!). No caso dos elétrons, as ondas não são de som. São ondas eletromagnéticas, invisíveis e de tão alta frequência que conseguem atravessar o vidro do tubo e se espalham pelo exterior. Isso acontece inclusive em sua televisão e em seu monitor. Felizmente, os fabricantes desses tubos modernos usam materiais diferentes daqueles utilizados nos antigostubos de Crookes. Esses novos materiais absorvem os raios X produzidos na freiada dos elétrons, impedindo que eles cheguem até você e causem algum dano.
Na última década do século 19 muita gente na Europa estava investigando as propriedades dos raios catódicos. Nessas investigações, certamente, estavam produzindo raios X, mas não sabiam nem reparavam. O caso é que essa radiação interage pouco com amatéria, logo, não é tão fácil detectá-la. E foi ai que entrou a sorte e o talento de nosso Roentgen.

HISTÓRIA DA DESCOBERTA DOS RAIOS X
No final do século XIX, mais precisamente no dia 8 de novembro de 1895, foi descoberto os Raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Rontgen ao ver sua mão projetada numa tela enquanto trabalhava com os misteriosos raios catódicos que saiam da ampola deCrookes.
Por ser muito inteligente imaginou que de um tubo em que ele trabalhava deveria estar sendo emitido um tipo especial de onda que tinha a capacidade de atravessar o corpo humano. Em seguida, resolveu realizar uma documentação para provar sua descoberta, sendo assim efetuou a primeira radiografia, usando a mão esquerda de sua esposa (Bertha). Por ser uma radiação invisível, Rontgen a chamou deRaios X. Sua descoberta valeu-lhe o premio Nobel de Física em 1901.

PREPARAÇÃO DOS QUÍMICOS
Preparo dos reforçadores:
O preparo que iremos aprender esta relacionada ao preparo da solução química para a revelação automática, porque o processo de revelação é mais rápida em relação a solução química para a revelação manual.
Como preparar
Soluções processadoras (revelador e fixador).
Elas sãofornecidas ema partes: 3 para o revelador e 2 para o fixador, concentradas e armazenadas em frascos apropriados.
Os requerimentos de maior destaque para a correta preparação das soluções de uso, a partir das várias partes são: Técnica padronizada, rigor e atenção.
Revelador – reforçador
As soluções concentradas para a preparação do revelador automático são fornecidas para a obtenção de um...
tracking img