Camale O Qu Mico

426 palavras 2 páginas
Nome: Aline Vitor de Abreu nº: 1 3ºE
Camilla Braga 7

Introdução
Esta pesquisa fala sobre as reações e transformações químicas que acontecem quando duas substâncias diferentes estão em contato uma com a outra. Ambos serão exposto nos experimentos Camaleão Químico e Testes de Chamas.

Camaleão Químico
O experimento proposto tem por objetivo apresentar as reduções sofridas pelo permanganato, quando este se encontra em meio alcalino contendo açúcar. Isso ocorre porque no início da experiência o íon do permanganato (MnO4) que tem a coloração violeta, pega 2 elétrons do açúcar. Aos poucos, ele se transforma em manganato (MnO4 –2 ), que é verde, e dióxido de manganês (MnO2), que é marrom.Essa transformação química ocorre porque o permanganato é lentamente reduzido pelo açúcar em ambientes alcalinos. O açúcar é um composto orgânico, tendo muitos grupos OH, ligados a átomos de carbono, que também têm um átomo de hidrogênio ligado diretamente a ele, com isso o açúcar pode ser facilmente oxidado pelo permanganato que é um forte agente oxidante, consequentemente ocorre às reduções do permanganato, observadas através das mudanças de coloração.

Testes de Chama
É um importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos, utilizado na análise química. Neste ensaio, ocorrem as interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada. “Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa”1.
Considerando o átomo de potássio, onde 19K = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, o elétron 4s1 é o mais externo, sendo que este pode ser facilmente elevado para o 4p, ocorrendo à excitação eletrônica. O elétron excitado apresenta tendência a voltar a seu estado normal, 4s1, emitindo um quantum de energia (fóton), que é uma quantidade de energia bem definida e uniforme. Neste caso

Relacionados

  • Yami
    26600 palavras | 107 páginas