Camadas tcp/ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Camadas TCP

O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP). Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controlo de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada éresponsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.

A camada de aplicação

A camada de aplicação é a camada que amaioria dos programas de rede usa de forma a se comunicar através de uma rede com outros programas. Processos que rodam nessa camada são específicos da aplicação; o dado é passado do programa de rede, no formato usado internamente por essa aplicação, e é codificado dentro do padrão de um protocolo.
Alguns programas específicos são levados em conta nessa camada. Eles provêm serviços que suportamdiretamente aplicações do usuário. Esses programas e seus correspondentes protocolos incluem o HTTP (Hypertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto) (navegação na World Wide Web), FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos), SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo padrão para o envio de e-mail, SSH (Secure Shell) login remoto seguro, DNS(Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições; examinar e atualizar seu banco de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
Uma vez que o dado de uma aplicação foi codificado dentro de um padrão de um protocolo da camada de aplicação ele será passado para a próxima camada dapilha IP.
Na camada de transporte, aplicações irão em sua maioria fazer uso de TCP ou UDP, e aplicações servidoras são frequentemente associadas com um número de porta. Portas para aplicações servidores são oficialmente alocadas pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority - Autoridade para Atribuição de Números da Internet), mas desenvolvedores de novos protocolos hoje em dia frequentementeescolhem os números de portas por eles mesmos. Uma vez que é raro ter mais que alguns poucos programas servidores no mesmo sistema, problemas com conflito de portas são raros. Aplicações também geralmente permitem que o usuário especifique números de portas arbitrários através de parâmetros em tempo de execução.
Aplicações cliente conectando para fora geralmente usam um número de porta aleatóriodeterminado pelo sistema operacional.
O pacote relacionado à camada de aplicação é chamado Mensagem.

A camada de transporte

Os protocolos na camada de transporte podem resolver problemas como confiabilidade (o dado alcançou seu destino?) e integridade (os dados chegaram na ordem correta?). Na suíte de protocolos TCP/IP os protocolos de transporte também determinam para qual aplicação um dadoqualquer é destinado.
Os protocolos dinâmicos de routing (encaminhamento ou roteamento), que tecnicamente cabem nessa camada do TCP/IP, são geralmente considerados parte da camada de rede. Como exemplo tem-se o OSPF(Open Shortest Path First) protocolo IP número 89.
O TCP, número 6 do protocolo IP, é um mecanismo de transporte "confiável", orientado à conexão e que fornece um stream de bytesconfiável, garantindo assim que os dados cheguem íntegros (não danificados e em ordem). O TCP tenta continuamente medir a quão carregada à rede está e desacelera sua taxa de envio para evitar sobrecarga. Além disso, o TCP irá tentar entregar todos os dados corretamente na sequência especificada. Essas são as principais diferenças dele para com o UDP e pode se tornar desvantajoso em streaming, em...
tracking img