Camadas de um sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS 2
SOFTWARE HOUSE 2
EMPRESA CLIENTE 2

OBJETIVO DO PROJETO 3
METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO 3
PROJETO DE UMA ARQUITETURA 4
DECOMPOSIÇÃO DO SISTEMA: PARTIÇÕES E CAMADAS 4
USO DE UML PARA MODELAR A ARQUITETURA 10
DIAGRAMAS EM UML DO PROJETO: SOMENTE ATUALIZAÇÕE 10
ESTRUTURAS DE CONTROLE DOS OBJETOS DA APLICAÇÃO 10
RESULTADOS OBTIDOS: CONCLUSÃOPARCIAL DO PROJETO 10
PERSPECTIVAS DO PROJETO 10

APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS
SOFTWARE HOUSE

BAIA 1
A empresa Baia 1 surgiu da união de alunos da primeira turma do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba. Inicialmente, o propósito do grupo era aproveitar a afinidade surgida no primeiro contato e colocar em prática no Projetosugerido pelo professor Eduardo Noboru Sasaki na matéria de Projeto de Sistemas a partir do segundo semestre, ainda na matéria Análise de Sistemas. Decidimos então implementar o sistema para suprir as necessidades da empresa Gara Massagens e servir como o projeto final do curso.

EMPRESA CLIENTE

GARA MASSAGENS
A Gara Massagens, que tem como proprietário o senhor Vladmir de Oliveira, maisconhecido como “Gara”, teve suas funções iniciadas em Maio de 2007, quando se mudou para Caraguatatuba para abrir um negócio próprio.
Com formação em auriculoterapia e massoterapia, ainda tem conhecimentos básicos em fisioterapia. Por este motivo a intenção inicial era de trabalhar não somente com estética, mas também com saúde.
O estabelecimento era simples no início, tendo investimento inicial deR$2.000,00. Os investimentos seguiram sem retorno até o oitavo mês de trabalho, não havia muitos clientes. Os anúncios em jornais, lista telefônica e panfletagem e o famoso boca a boca, fez com que o movimento crescesse consideravelmente, fazendo com que a partir daí o negócio pudesse ser rentável.

Sendo uma empresa que presta serviços a um grande número de pessoas e o volume de informações aserem armazenadas em relação aos clientes é grande, surgiu a necessidade de um controle do fluxo de caixa da organização, para tanto é preciso desenvolver um sistema que englobe tanto o controle de clientes/pacientes quanto o controle financeiros, sendo também imprescindível o controle de horários e agendamentos. Somente assim poderemos ter uma boa centralização das informações em um único lugar, umsistema.

OBJETIVO DO PROJETO
METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO

A metodologia de desenvolvimento utilizada neste projeto é UP, esta foi escolhida por ser uma metodologia interativa e adaptativa além do que esta tem por objetivo realizar o desenvolvimento do sistema, visando à orientação a objeto, ao passo que o modelo cascata não. Este modelo é citado por inicialmente ter sido citado como opossível modelo de desenvolvimento, porém, como já foi dito torna-se obsoleto no que diz respeito ao desenvolvimento orientado a objeto, sendo este o nosso cenário. Além disto, o modelo UP consegue produzir um sistema de grande porte como se fossem vários pequenos sistemas, o que diminui o risco do projeto.

Fases do Modelo:

* CONCEPÇÃO - Estabelecer as regras do negócio o planejamento, bemcomo delimitar o escopo
* ELABORAÇÃO - Resume-se na arquitetura do sistema
* CONSTRUÇÃO - Implementação do Sistema
* TRANSIÇÃO - Liberação do sistema para o usuário

Dentro dessas quatro fases, nove processos são englobados sendo eles:

* MODELAGEM DE NEGÓCIO: Descreve a estrutura e dinâmica da organização
* REQUISITOS: Descreve os casos de uso.
* ANÁLISE E PROJETO:Descrevem a arquitetura do sistema.
* IMPLEMENTAÇÃO: Desenvolvimento do sistema.
* TESTES: Descreve casos de teste, procedimentos e métricas.
* IMPLANTAÇÃO: Configuração do sistema visando a entrega para os usuários.
* GERÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO: Controla as mudanças e mantém a integridade dos artefatos do projeto.
* GERÊNCIA DO PROJETO: Descreve várias estratégias de trabalho...
tracking img