Camadas atmosfericas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMADAS ATMOSFERICAS
A camada de ar mais próxima da Terra recebe o nome deTroposferae essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos. É o ar em quevivemos, respiramos e onde ocorrem fenômenos naturais como chuvas, neves, ventos e relâmpagos. É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nestacamada.

As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.

Acima da troposfera está a Estratosfera. Esta camada ocupa uma faixa que vai até50 km acima do solo. As temperaturas nesta camada variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que faz a proteção da Terra absorvendo os raios ultravioletas do Sol. É nessacamada que os aviões fazem seus vôos e onde acontece o efeito estufa, fenômeno que devido à poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio e causa o aquecimento da atmosfera.

Entre 50 e80 quilômetros de distância da Terra temos a Mesosfera, camada de ar extremamente fria com temperaturas que variam entre –10°C até –100°C onde existem os íons – pequenas partículas elétricas –utilizados para fazer a transmissão de rádio e TVs. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência.

A camada seguinte é aTermosfera.Encontra-se entre 80 quilômetros e 500 quilômetros de distância da Terra. É a camada atmosférica mais extensa. O ar é muito escasso e raro, recebendo o nome de ar rarefeito. É a camada maisquente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 1.000ºC.

A última camada, ou seja, a que está mais distante da Terra, é aExosfera. É a camadaque antecede o espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada...
tracking img