Camada de transporte tcp/ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes

Módulo 11 Camada de Transporte TCP/IP Camada de Aplicação

Camada de Transporte TCP/IP

2

Introdução à Camada de Transporte
As responsabilidades principais da camada de transporte são o transporte e regular do fluxo de informação da origem até ao destino de uma forma fiável e precisa. O controlo extremo-a-extremo e a fiabilidade são proporcionados porjanelas deslizantes, números de sequência e confirmações.

3

Introdução à Camada de Transporte
Funções do nível de Transporte. Garantir que os segmentos são entregues são confirmados. Retransmitir os segmentos que não foram confirmados. Colocar os segmentos na sequência correcta no destino. Fornecer mecanismos de prevenção e controlo de congestão. O TCP/IP é uma combinação de doisprotocolos: O IP opera na camada 3 e é um protocolo sem ligação que oferece um serviço de entrega de melhor esforço. O TCP opera na camada 4 e é um serviço orientada à ligação que oferece controlo de fluxo e fiabilidade. 4

Controlo de fluxo
À medida que a camada de transporte envia segmentos procura garantir que estes não sejam perdidos. Um receptor lento pode levar à perda de segmentos. Se a memóriadisponível para guardar segmentos no receptor se esgotar, o receptor é forçado a descartá-los. O controlo de fluxo evita que um emissor rápido sobrecarregue os buffers de um receptor lento. O TCP fornece mecanismos para controlo de fluxo. Os dois hosts estabelecem uma taxa de transferência de dados satisfatória para ambos.

5

Estabelecimento, manutenção e finalização de sessões
MultiplexagemVárias aplicações podem enviar segmentos A camada de Transporte vai utilizar a política primeiro a chegar, primeiro a ser servido. Os segmentos que cheguem primeiro serão os primeiros a serem processados. Estes segmentos podem ser encaminhados para o mesmo ou diferentes destinos. Várias aplicações podem partilhar a mesma ligação de transporte. Este processo é conhecido como multiplexagem.Aplicação Apresentação Sessão Correio Electrónico Transferência de Ficheiros Browser Web

Transporte

Cabeçalho

Info

Cabeçalho

Info

Segmentos

6

Estabelecimento, manutenção e finalização de sessões
Estabelecimento de ligações Uma função da camada de Transporte é o estabelecimento de sessões orientadas à ligação. Para se iniciar a transferência de informação é necessário oestabelecimento de uma ligação. Os níveis de Transporte nos dois extremos comunicantes trocam mensagens através da rede para verificar se a transferência é autorizada por ambos. Depois de estabelecida a ligação, pode-se começar a trocar informação na forma de segmentos. Os dois extremos continuam a comunicar de modo a verificarem se os segmentos são recebidos correctamente.
7

Estabelecimento,manutenção e finalização de sessões
Estabelecimento de ligações A primeira mensagem solicita sincronização. A segunda mensagem confirma o pedido inicial de sincronização e envia parâmetros de sincronização. A terceira mensagem é uma confirmação que informa o destinatário que ambos os extremos concordam com o estabelecimento da ligação. Depois da ligação ter sido estabelecida pode ter inicio a transferênciade informação.

Emissor Synchronize Synchronize Acknowledge Ligação estabelecida Troca de Segmentos

Receptor

Negociação da ligação

8

Estabelecimento, manutenção e finalização de sessões
A congestão pode ocorrer por duas razões: Um computador pode gerar tráfego a um ritmo mais rápido do que aquele que a rede consegue transferir. Se muitos computadores necessitam simultaneamente deenviar datagramas para um único destino. O destinatário pode ficar congestionado. Neste caso o problema não tem uma única fonte. Quando chegam datagramas demasiado depressa a um host ou router, estes são guardados temporariamente na memória. Se o tráfego continuar, o host ou router eventualmente esgotará a sua memória e terá que descartar datagramas adicionais que chegarem.
9

Handshake...
tracking img