Camada de rede osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5. Camada de rede osi
6.1. Introdução ao capitulo

Vimos como as aplicações e serviços de rede em um dispositivo final podem comunicar-se com aplicações e serviços em execução em outro dispositivo final.

A seguir, conforme mostra a figura, vamos examinar como estes dados são passados adiante através da rede de maneira eficiente, do dispositivo final de origem (ou host) até o host dedestino.

Os protocolos da camada de Rede do modelo OSI especificam o endereçamento e processos que possibilitam que os dados da camada de transporte sejam empacotados e transportados. O encapsulamento da camada de rede permite que seus conteúdos sejam passados para o destino dentro de uma rede ou em uma outra rede com um mínimo de overhead.

Este capítulo enfoca o papel da camada de rede,examinando como ela divide as redes em grupos de hosts para gerenciar o fluxo de pacotes de dados dentro de uma rede. Veremos também como se facilita a comunicação entre redes. Esta comunicação entre redes é chamada de roteamento.

Objetivos

Ao final deste capítulo, você será capaz de:
Identificar o papel da camada de rede quando ela descreve a comunicação de um dispositivo final com outrodispositivo final.
Analisar o protocolo mais comum da camada de rede, o Internet Protocol (IP), e seus recursos para proporcionar serviços melhores e sem conexão.
Entender os princípios usados para orientar a divisão, ou agrupamento, dos dispositivos em redes.
Entender o endereçamento hierárquico dos dispositivos e como isso possibilita a comunicação entre as redes.
Entender os fundamentos dasrotas, endereços de próximo salto e encaminhamento de pacotes a uma rede de destino.

6.2. Ipv4
6.3.1. camada de rede (ipv4) – comunicação host a host

A camada de rede, ou Camada 3 do OSI, fornece serviços para realizar trocas de fragmentos individuais de dados na rede entre dispositivos finais identificados. Para realizar este transporte de uma extremidade à outra, a camada 3utiliza quatro processos básicos:
Endereçamento
Encapsulamento
Roteamento
Decapsulamento

A animação da figura demonstra a troca de dados.

Endereçamento

Primeiro, a camada de rede precisa fornecer o mecanismo de endereçamento destes dispositivos finais. Se fragmentos individuais de dados precisam ser direcionados a um dispositivo final, este dispositivo precisa ter um endereço único. Emuma rede IPv4, quando este endereço é atribuído a um dispositivo, o dispositivo passa a ser chamado de host.

Encapsulamento

Em segundo lugar, a camada de rede precisa fornecer o encapsulamento. Além da necessidade dos dispositivos serem identificados com um endereço, os fragmentos individuais (as PDUs da camada de rede) também devem conter estes endereços. Durante o processo deencapsulamento, a camada 3 recebe a PDU da camada 4 e acrescenta um cabeçalho ou rótulo da camada 3 para criar uma PDU da camada 3. Ao fazer referência à camada de rede, chamamos esta PDU de pacote. Quando se cria um pacote, o cabeçalho deve conter, entre outras informações, o endereço do host para o qual ele está sendo enviado. Este endereço é chamado de endereço de destino. O cabeçalho da camada 3 tambémcontém o endereço do host de origem. Este endereço é chamado de endereço de origem.

Depois que a camada de rede completa seu processo de encapsulamento, o pacote é enviado para a camada de enlace de dados para ser preparado para o transporte através do meio físico.

Roteamento

Em seguida, a camada de rede precisa fornecer serviços para direcionar estes pacotes a seu host de destino. Os hostsde origem e de destino nem sempre estão conectados à mesma rede. De fato, o pacote pode ter que viajar através de muitas redes diferentes. Ao longo do caminho, cada pacote precisa ser guiado através da rede para chegar a seu destino final. Os dispositivos intermediários que conectam as redes são chamados roteadores. O papel do roteador é selecionar o caminho e direcionar os pacotes a seus...
tracking img