camada de ozonio

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014

5- Há alternativas de soluções ? Quais?

Nanotecnologia
Nanocompósito poderá substituir o plástico sólido
Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/04/2002
Engenheiros da Universidade de Ohio descobriram uma maneira de construir um novo nanocompósito, uma espuma de plástico densa, a ponto de permitir a substituição do plástico sólido. A equipe descobriu ainda uma maneira prática desubstituir os CFC (clorofluorcarbono) por dióxido de carbono na produção da espuma.
O professor de engenharia química L. James Lee, chefe da equipe, anunciou que ele e seus colegas descobriram uma espuma densa de plástico, reforçada com minúsculas partículas de argila. O material é um nanocompósito, mas mais leve que os equivalentes até agora estudados. Os nanocompósitos tradicionais são feitos deplástico sólido.
O objetivo da pesquisa é produzir uma espuma de plástico tão resistente que possa substituir o plástico sólido em aplicações estruturais, como os painéis de automóveis e aviões. O nanocompósito deverá ser mais leve, mas ter a mesma aparência do plástico sólido.
As espumas plásticas são todas produzidas a partir da injeção de gás (CFC) em plástico líquido a alta temperatura. O gásforma bolhas que expandem o material, o qual então se solidifica dentro de um molde.
Segundo o professor Lee, quando as bolhas de gás são menores e se espalham uniformemente pelo material, a espuma resultante é mais resistente. A descoberta consistiu em adicionar nanopartículas de argila no plástico quente, daí a classificação do novo material como um nanocompósito. Pequenas bolhas de ar tendem a seformar ao redor destas partículas, aderindo a elas. O resultado é que as bolhas são tão pequenas quanto possível, produzindo o resultado esperado. Enquanto as espumas tradicionais contém bolhas de várias centenas de micrômetros, as bolhas formadas no novo nanocompósito não passam de 5 micra.
A substituição do CFC por dióxido de carbono foi conseguida através do aquecimento do gás a 120ºC a umapressão de 1.200 libras por polegada quadrada, fazendo com que ele atinja um estado chamado de fluido supercrítico. Estes fluidos apresentam comportamentos de gás e de líquido. Os resultados obtidos na produção da espuma com esse fluido são praticamente os mesmos conseguidos com os CFC, mas tornando o processo mais barato.
Condicionadores de ar que utilizam gás ecológico
17 de agosto de 2011Recebemos alguns e-mails de usuários pedindo informações sobre aparelhos de ar condicionado que utilizam gás refrigerante ecológico, ou simplesmente gás ecológico. Nessa postagem vamos mostrar alguns exemplos de aparelhos que utilizam esse tipo de gás.
O que são gases ecológicos?
São gases que não emitem CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias à base de cloro que são muito prejudiciais à saúde dohomem e ao meio ambiente, e que também causam danos à camada de ozônio, responsável por proteger a Terra contra a radiação solar. Os tipos de gases ecológicos mais comuns nos aparelhos de ar-condicionado são o R-410A e o R-407C.
Recarga do gás ecológico: o manuseio do R410-A é semelhante ao do R-22. A diferença é que o R410-A deve ser retirado totalmente do sistema para que seja feita novacarga. Não é recomendado fazer apenas o complemento da carga de gás. A quantidade de gás vai depender do aparelho e do fabricante.
O uso cada vez mais comum desses gases atende às exigencias do Protocolo de Montreal e da Portaria nº 3.523. Muitas empresas fabricantes de ar-condicionado já se adequaram à essas exigências.
Portaria nº 3.523
O documento trata de normas relativas à qualidade do ar emambientes climatizados, considerando a preocupação com a saúde, o bem-estar, o conforto, entre outros.
Gases Ecológicos
R-410A
É um HFC (hidrofluorcarboneto) que foi desenvolvido para substituir o HCFC R-22. Não agride a camada de ozônio e é utilizado principalmente em ar-condicionados do tipo split Hi-Wall mais novos
R-407C
É utilizado principalmente em chillers, aparelhos de ar condicionado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Camada de Ozônio
  • camada de ozonio
  • Camada de ozonio
  • Camada de ozonio
  • Camada de ozônio
  • a camada de ozonio
  • Camada de ozonio
  • Camada de Ozonio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!