Camada de ozonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Camada de Ozonio e o Efeito EstufaAutor: clarissa
Sem a proteção da camada de ozônio, os raios ultravioleta atacam o homem e a natureza.
A Terra é envolvida por uma frágil camada de ozônio que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície, o gás ozônio (O3) contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturasda estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), o ozônio é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta. Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada sobre a Antártida.Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e, recentemente, do Pólo Norte.
Efeito Estufa.
Nosso planeta está ficando mais quente. As últimas décadas do século XX são as que tiveram as mais altas temperaturas médias jamais registradas. Uma seca prolongada está afetando milhões depessoas e ameaçando animais e plantas no sul da África. Nos últimos 50 anos, os Alpes na Europa perderam 50% de sua cobertura de gelo. Dados sobre amostras profundas de gelo sugerem que estamos vivendo o século mais quente dos últimos 600 anos.
Efeito estufa + camada de ozônio: os cobertores da Terra
O efeito estufa sempre existiu e é benéfico. Sem ele, morreríamos de frio. A camada de ozôniofiltra os raios ultravioleta do Sol, que são nocivos. Combinados, eles protegem a vida na Terra. Mas ambos são bastante sensíveis a interferências na dinâmica natural do planeta
Tatiane Pinheiro
Revista Nova Escola / Especial Meio Ambiente - 05/2010
CAMADA DE OZÔNIO : A CAMINHO DA RECOMPOSIÇÃO

O QUE É
Também chamada de ozonosfera, a camada de ozônio ocupa uma faixa de 30 a 40 quilômetros deespessura na atmosfera terrestre, dentro da chamada estratosfera. Ela tem um papel fundamental na proteção da superfície terrestre contra os raios uItravioleta (UV) do Sol e contribui para controlar a temperatura média no planeta.

COMO FUNCIONA
Uma parte da radiação UV é absorvida pelo ozônio (O3) da ozonosfera. Em um ciclo anual, a camada se intensifica no hemisfério onde é verão, quando hámais radiação UV, e menos intenso no hemisfério onde é inverno.

O PROBLEMA
O que todos chamam de "buraco da camada de ozônio" é, na verdade, a redução da espessura dessa camada a níveis críticos em determinadas regiões.

A AÇÃO DO HOMEM
Na década de 1980, cientistas apontaram o gás CFC (clorofluorcarbono), muito utilizado em embalagens de aerossóis, refrigeradores e aparelhos de arcondicionado, como o principal agente da destruição da camada de ozônio, especialmente sobre a Antártica.

A RECUPERAÇÃO
Atualmente, a camada de ozônio está sob menor ameaça. No Brasil, por exemplo, em torno de 95% dos aerossóis usam o GLP (gás liquefeito de petróleo) - que não ataca o ozônio. Ainda assim, pesquisas indicam que o estado normal da ozonosfera só será recuperado em 2075.

EFEITOESTUFA : ESSENCIAL PARA A VIDA NA TERRA

O QUE É
Processo natural que ocorre quando a radiação infra-vermelha do Sol é refletida pela superfície terrestre, sendo impedida de escapar por causa da ação dos gases que constituem a atmosfera, especialmente o dióxido de carbono (CO2).

POR QUE É BENÉFICO
Além de natural, o fenômeno é essencial e decisivo para a regulação da temperatura na Terra.Sem o efeito estufa, a temperatura média no planeta seria de -18 °C, ou seja, 33 °C abaixo da média.
Efeito estufa
O efeito estufa (português brasileiro) ou efeito de estufa (português europeu) é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica...
tracking img