Camada de ozônio

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
Camada de Ozônio

Localizada na estratosfera, a camada de ozônio é uma fina camada composta pelo gás ozônio (O3) que envolve a Terra. Embora na superfície terrestre o ozônio seja ruim, pois agrava a poluição do ar e aumenta a incidência de chuvas ácidas, nas regiões entre 25 a 30 km acima da superfície, esse gás exerce uma função fundamental para os seres vivos.

A camada de ozônio absorvegrande parte dos raios ultravioletas que incidem sobre o planeta, visto que esses raios são nocivos para os seres vivos. Mesmo filtrando grande parte dos raios ultravioletas, uma pequena parte desses raios incide sobre o planeta, sendo responsáveis pela incidência de câncer de pele e problemas de visão, como a catarata. As plantas também ficam debilitadas com a incidência de raios ultravioletas,portanto, esses raios provocam a redução da produção agrícola e de alimentos.

Em 1977, cientistas britânicos descobriram um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida, iniciando assim, uma série de pesquisas a respeito da camada de ozônio. Assim, chegaram à conclusão que a camada estava sendo destruída em várias partes do mundo.

Isso ocorreu devido à emissão de óxidos nítricos, nitrosos eC02 na atmosfera, porém, o principal motivo para a destruição da camada de ozônio é a emissão de CFCs (clorofluocarbono), usados como propelentes em aerossóis, isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada 1% de destruição da camada de ozônio, 50 mil novos casos de câncer de pele e 100mil novos casos de cegueira, causados por catarata, surgem em todo o mundo.

O que é a camada de ozônio?
Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera(entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.
Na atmosfera, a presença da radiação ultravioleta desencadeia um processo natural que leva à contínua formação e fragmentação do ozônio, como na imagem abaixo:

O que está acontecendo com a camada de ozônio?

Há evidências científicas de quesubstâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e, recentemente, do Pólo Norte.

Diversassubstâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos deefeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.
Como os CFCs destroem a camada de ozônio?
Depois de liberados no ar, os CFCs (usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos) levam cerca de oito anos para chegar à estratosfera onde, atingidos pela radiaçãoultravioleta, se desintegram e liberam cloro. Por sua vez, o cloro reage com o ozônio que, conseqüentemente, é transformado em oxigênio (O2). O problema é que o oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioleta. Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio.

A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Camada de Ozônio
  • camada de ozonio
  • Camada de ozonio
  • camada de ozonio
  • Camada de ozonio
  • Camada de ozônio
  • a camada de ozonio
  • Camada de ozonio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!