CALORIMETRIA

919 palavras 4 páginas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Pato Branco
Curso Superior de Química

RELATÓRIO DE FÍSICO – QUÍMICA
CALORIMETRIA

Pato Branco
2015
CALORIMETRIA
INTRODUÇÃO
Apesar de tão evidente, a natureza do calor só recentemente foi definida pela ciência. Até fins do século XVIII, os cientistas acreditavam que o calor era uma espécie de fluido imponderável (sem massa) e invisível que aquecia ou resfriava os corpos. Deram a essa substancia o nome de calórico. O equilíbrio térmico era mantido quando os corpos perdiam ou ganhavam calóricos.
Em 1798, o físico inglês Benjamin Thompson, conde Rumford, observou que o atrito aquecia os metais e depois o calor se conservava por algum tempo nas peças atritadas. Logo, o calor seria uma forma de energia obtida também pelo trabalho mecânico. Já o químico inglês Humphry Davy concluiu que essa teoria poderia ser demonstrada dois blocos de gelo que se derretiam pelo atrito, sem possuir calóricos. Assim se produziria calor do nada.
Foi o físico alemão Hermann Von Helmholtz que, em 1847, estabeleceu a definição de calor como energia mecânica, afirmando que todas as formas de energia equivalem a calor.Isso foi provado logo depois por seu colega inglês, James Prescott Joule. Construindo um aparelho simples, que aproveitava o trabalho mecânico produzido pela queda dos corpos, Joule mediu a quantidade de energia mecânica necessária para elevar por agitação a temperatura de uma certa quantidade de água. Estava demonstrada quantitativamente a equivalência mecânica do calor.
Concluímos que, assim como o movimento produz calor, o calor, por sua vez, produz movimento.
Desse modo se uniu a antiga teoria dos calóricos com a nova noção de energia térmica.

PARTE INSTRUMENTAL OU MATERIAL
1 termômetro;
1 lata de refrigerante vazia;
1 rolha de cortiça;
1 clipe metálico;
1 Suporte universal com garra;
Amendoim sem casca;
Fósforos;
Balança digital;
200 ml de Água (não necessariamente destilada).
PROCEDIMENTO
1.

Relacionados

  • 41067319
    12066 palavras | 49 páginas