Calorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São Paulo
Campus Diadema








Experimento número 4: Calorimetria







[pic]

Professores:
Ana Paula de Azevedo Marques
Ricardo Alexandre Galdino da Silva
Paula Silvia Haddad Ferreira





Deborah Beatriz de Paiva Silva
Dieferson Gabriel de Andrade e Silva
Nathalia de Paiva Teixeira





Diadema
21 de Janeiro de 2013
1. RESUMO

O experimento realizado em laboratóriopermitiu que os alunos estudassem a prática da calorimetria à pressão constante, através de um calorímetro feito de copo de isopor. A primeira parte do experimento teve como objetivo determinar a capacidade calorífica do calorímetro a partir de uma solução de ácido clorídrico e hidróxido de sódio. Onde suas temperaturas foram medidas previamente e após a reação. Ao serem adicionadas duas gostas defenolftaleína, a reação ficou incolor, porque havia mais ácido.

Num segundo experimento, foi determinada a entalpia de dissolução do nitrato de potássio. E para isso, foram utilizados 50 mL de água destilada e 2,5 g de KNO3. A partir das variações da temperatura de reação e dos cálculos realizados, foram definidas as quantidades de calores envolvidos no processo e o ∆Hreação encontrado.



2.INTRODUÇÃO

A calorimetria é o estudo do calor transferido durante um processo físico ou químico.
Esta determinação está baseada na Primeira Lei da Termodinâmica: “a energia interna de um sistema isolado é constante”.
Calor, em termodinâmica, é a energia transferida entre um sistema e sua vizinhança devido a uma diferença de temperatura. As medidas calorimétricas são realizadas para determinar acondutividade térmica ou capacidade calorífica de materiais, bem como ganhos e perdas de energia decorrentes de transformações físicas ou químicas. 
Um calorímetro ideal é aquele que não absorve calor.


3. OBJETIVO

O experimento tem como objetivo construir um calorímetro não ideal, para que seja colocada em prática a teoria da termodinâmica, e a determinação da entalpia de dissolução do nitrato depotássio.



4. MATERIAS E MÉTODOS

4.1 Construir o calorímetro de pressão constante
Materiais: 1 termômetro, 1 bastão de vidro, 2 copos de isopor, 1 tampa de isopor ou plástico
Método: um sistema com dois copos de isopor, unidos por fita adesiva e previamente montado, foi completo com uma tampa de plástico, com dois furos na sua superfície, com dimensões suficientes para acoplar o termômetro eo agitador.

4.2 Determinação da capacidade calorífica do calorímetro
Materiais: 2 provetas com capacidade para 25 mL, termômetro, agitador, calorímetro
Métodos: Com o auxílio de uma proveta, foi medido 25,0 mL de ácido clorídrico com aproximadamente 1,0 mol/L e foi adicionado ao calorímetro. Em seguida foram adicionadas duas gotas de fenolftaleína e a tampa foi acoplada.
Em outra proveta foimedido 25,0 mL de hidróxido de sódio aproximadamente 1,0 mol/L e a temperatura da solução foi medida.
Com o auxílio do bastão de vidro, a solução foi agitada e com o termômetro, limpo, sua temperatura foi medida. Com cuidado, a solução de hidróxido de sódio foi adicionada ao calorímetro, e o mesmo foi fechado. A solução em seguida foi agitada, e a temperatura máxima alcançada foi anotada. Por fim, acor da solução foi anotada e todo o material foi lavado.



4.3 Determinação da entalpia de dissolução do nitrato de potássio
Materiais: proveta com capacidade para 50 mL, termômetro, vidro de relógio.
Métodos: Em uma proveta foi medido 50 mL de água destilada, e esse conteúdo foi transferido para o calorímetro, sendo agitado até a temperatura ficar constante, e tendo a temperatura anotada.
Com oauxílio de um vidro de relógio, foi pesado 2,5 g de nitrato de potássio em uma balança semi-analítica.
Em seguida o sal foi acrescentado à água contida no calorímetro, e agitada. Após a estabilização, a temperatura mínima alcançada foi anotada.
Por fim, a solução foi depositada no frasco para recuperação e o calorímetro foi lavado.



5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

1- Determinação da capacidade...
tracking img