CALORIMETRIA

1720 palavras 7 páginas
1. Resumo O experimento em questão analisou o estudo da Calorimetria. A análise foi realizada observando-se o comportamento de substâncias submetidas ao equilíbrio térmico, sendo possível verificar a equivalência em água de um calorímetro e a determinação do calor especifico do alumínio obtido experimentalmente. Comprovou-se também a chamada Lei Zero da Termodinâmica, assim como sua equação termodinâmica fundamental.

2. Objetivo Este experimento tem como objetivo fazer uma análise sobre a transferência de calor, sendo assim possível determinar o equivalente em água de um calorímetro contendo duas quantidades de água a temperaturas diferentes e determinar o calor específico de um metal.

3. Introdução.
Calor é energia que se transfere de um sistema para outro quando há variação de temperatura. Analisando dois corpos com temperaturas iniciais diferentes, um quente e outro frio, observa-se a transferência de calor, ou seja, de energia, do corpo quente para o corpo frio. A transferência acontece até que os corpos atinjam a mesma temperatura, ou seja, até se encontrarem em equilíbrio térmico.
Se em 3 corpos, A, B e C e A se encontra em equilíbrio térmico com B e também com C, então B e C também estão em equilíbrio térmico. Essa lei é conhecida como Lei Zero da Termodinâmica.
Considerando o sistema termicamente isolado, podemos equacionar as trocas de calor:
QX +Qcal + QA = 0 (1)

Temperatura é a sensação que se tem de um corpo quando ele está quente ou frio quando há contato com ele.
Ao se aquecer um corpo se transfere energia ao mesmo, causando um acréscimo de temperatura. A quantidade de calor (Q) necessária para causar um determinado acréscimo de temperatura pode ser obtida por: (2)

Portanto, cada corpo varia sua temperatura de maneira característica. A capacidade calorífica (C) de um corpo mostra a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de

Relacionados

  • 41067319
    12066 palavras | 49 páginas