Calorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANALISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FUCAPI
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

CALORIMETRIA
determinação do calor especifico

Adrielly gama pereira
Gerlan da silva Feitosa
Lucieneide Maria senados santos
Nicholas bruno Araújo da silveira

manaus
2012

Adrielly pereira
Gerlan Feitosa
Lucieneide Maria
Nicholas silveiracalorimetriA
determinação do calor especifico

Trabalho elaborado para obtenção de nota parcial do 2º SEMESTRE do curso de Engenharia.
Professor MSc. Wanderley Pires da Silva

manaus
2012
SUMÁRIO

1. introdução teórica.................................................................................................42.objetivoS......................................................................................................................73. materiais e reagentes.............................................................................................84. procedimento experimental.................................................................................94.1 CALORES específico de um metal.......................................................................95.resultados e discussões.....................................................................................145.1 ATIVIDADES PROPOSTA.............................................................................................166. conclusÃO ..................................................................................................................17referênciasbibliográficas....................................................................................18 |

1. introdução teórica
Calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. É constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza umasubstância (em determinado estado físico).
A unidade no SI é J/(kg.K)(joule por quilogramas e por Kelvin). Outra unidade mais usual para calor específico é cal/ (g. °C) (caloria por grama e por grau celsius).
Em rigor há dois calores específicos distintos: o calor específico à volume constante cv e o calor específico a pressão constante cp. O calor específico a pressão constante é geralmente um poucomaior do que o calor específico a volume constante, sendo a afirmação verdadeira para materiais com coeficientes de dilatação volumétrico positivos. Em virtude do aumento de volume associado à dilatação térmica, parte da energia fornecida na forma de calor é usada para realizar trabalho contra o ambiente a pressão constante e não para aumentar a temperatura em si; o aumento de temperaturaexperimentado para um sistema à pressão constante é menor do que aquele que seria experimentado pelo mesmo sistema imposto o volume constante uma vez mantida a mesma transferência de energia na forma de calor. No caso do calor específico a volume constante, toda a energia recebida na forma de calor é utilizada para elevar a temperatura do sistema, o que faz com que cv - em virtude de sua definição - seja umpouco menor. A diferença entre os dois é particularmente importante em gases; em sólidos e líquidos sujeitos a pequenas variações de volume frente às variações de temperatura, os valores dos dois na maioria das vezes se confundem por aproximação. Em análise teórica e de precisão, contudo, é importante a diferenciação dos dois.
Materiais com dilatação anômala, como a água entre 0ºC e 4ºC, nãoobedecem à regra anterior; nestes casos o calor específico a volume constante é então um pouco maior do que o calor específico a pressão constante.
Quando o verão começa, duas observações óbvias podem ser feitas nas praias da parte norte dos Estados Unidos. Sente-se todo o calor ao tocar a areia e bastante frio ao tocar a água da praia. Antes do final de julho a água na porção sul do Lago Michigan...
tracking img