Calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de propagação de Calor
Para que aconteça a troca de calor é preciso que ele seja transferido de um objeto para outro e de uma região para outra. Existem três processos de propagação decalor: condução, convecção e irradiação.

Falar a respeito do tema calor ainda pode trazer confusão para algumas pessoas. Em termologia, calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpode maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito. Para melhor assimilação, vamos ao seguinte exemplo:
Vamos imaginar que, em um sistema isolado (dentrode uma caixa de isopor, por exemplo), foram colocados dois objetos. O objeto A, à temperatura de 200°C; e o objeto B, à temperatura de 20ºC. De acordo com a lei zero da termodinâmica, com o passar dotempo, a temperatura do objeto A diminui enquanto que a temperatura do objeto B aumenta, até que ambos atinjam a mesma temperatura, ficando em equilíbrio térmico. A energia que se transferiu do objetoA para o objeto B é chamada de calor ou energia térmica.

Condução:
 
                  É a transmissão do calor de molécula para molécula de um determinado corpo. Ex.: Uma barra de ferro em queuma de suas extremidades é exposta ao fogo e após algum tempo o calor atinge a outra extremidade. É um exemplo de propagação do calor por condução.
 

 

Convecção:
                    
 É atransmissão do calor através de correntes de fluidos aquecidos que sobem e correntes resfriadas de fluidos que descem. Essa forma de propagação ocorre em fluidos, isto é, líquidos ou gases. Quando umapanela d’água é colocada no fogo, a porção de água mais próxima do fundo aquece primeiro que a de cima. Isso faz com que essa porção se movimente em direção à superfície ao passo que a porção maisresfriada movimente-se até o fundo da panela, formando correntes convectivas. Esse tipo de fenômeno é responsável, por exemplo, pela propagação do fogo em sinistros florestais, onde o ar aquecido sobe...
tracking img