calor

Páginas: 15 (3563 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
CALOR
Uma gama de atividades industriais submete trabalhadores a ambientes que apresentam calor excessivo ou frio intenso, condições térmicas estas, bem diferentes daquelas a que os homens estão acostumados. Nesta disciplina, abordaremos como a exposição às temperaturas extremas pode comprometer seriamente a saúde dos trabalhadores, onde iniciaremos com o tema calor.
O calor é um fator derisco físico presente nos processos de trabalho das indústrias têxtil, fábricas de vidro, minerações e outras indústrias que apresentam processos com liberação de grande quantidade de energia térmica. No setor industrial, destacam-se pelos inúmeros ambientes quentes das indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e fundições que utilizam fontes de calor em várias partes do seu processo produtivo.Contrariamente aos outros fatores de riscos físicos, o calor não atua de forma específica sobre algum tecido ou função biológica determinada. O calor atua de forma muito complexa, afetando a fisiologia geral do organismo humano, gerando desde desconforto térmico até sobrecarga térmica.
Os danos causados por temperaturas elevadas ocorrem porque o homem “não tem condição de tolerar variações superiores a4ºC na sua temperatura interna sem que ocorram comprometimento da capacidade física e mental.” (Couto, 1987, p.120).
Conceitos e Parâmetros Básicos
O homem é um ser homeotérmico, ou seja, mantêm sua temperatura corporal constante variando de 36ºC a 37ºC. “As alterações da temperatura corporal que levam o organismo humano para fora da faixa adequada provocam distúrbios metabólicos até a morte. Paramanter a temperatura entre 36ºC a 37ºC, o organismo humano conta com um mecanismo de regulação que controla a produção e a perda de calor.” (Bellusci, 2008, p.91)
Segundo Couto (1987), o organismo mantém sua temperatura constante de duas formas: quando a temperatura interna sobe além do nível ótimo de 37ºC, o corpo perde calor para o ambiente e diminui o funcionamento dos mecanismos de ganho decalor; quando a temperatura interna cai abaixo de 36ºC, o corpo para de perder calor e ativar os mecanismos de produção de calor.
Para conhecer os efeitos do calor, bem como definir mecanismos de controle é fundamental saber como ocorre a interação térmica entre o organismo humano e o meio ambiente, sendo necessário dimensionar o risco para saúde do trabalhador exposto ao calor.
Para melhorentendimento e, principalmente, para tomada de decisão quando existir pessoas expostas ao calor torna-se necessário entender dois conceitos relacionados a esse agente agressivo: sobrecarga térmica e sobrecarga fisiológica por calor.
É importante diferenciar conforto térmico de sobrecarga térmica. Conforto é um conceito subjetivo, pois está relacionado com a sensibilidade do indivíduo, aspectosbiológicos, físicos e emocionais da pessoa, condições climáticas, situação geográfica, dentre outros. A sobrecarga térmica trata de um conceito técnico, baseado em dados científicos sobre o ser humano.
Assim, para avaliar a situação a que está submetido um trabalhador é necessário avaliar se o mesmo está submetido a uma sobrecarga térmica excessiva ou apenas a um desconforto térmico. Essa avaliação éimportante, uma vez que estando a sobrecarga térmica próxima ou acima do limite de tolerância ocorrerá riscos para a saúde humana. Mas se a sobrecarga térmica for leve ou moderada, embora possa causar desconforto e gerar queda no desempenho profissional e até riscos para a segurança do empregado exposto, de maneira geral não causará danos à saúde.
Mecanismos de Trocas Térmicas
São mecanismos detrocas térmicas:
Condução
Condução-Convecção
Radiação
Evaporação
É a transferência de calor que ocorre quando 2 corpos com temperaturas diferentes são colocados em contatos, sendo que haverá um fluxo de calor do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, ou seja, o calor do corpo de maior temperatura transfere para o de menor temperatura. Quando as temperaturas dos dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calor
  • calor
  • calor
  • Calor
  • calor
  • calor
  • Calor
  • Calor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!