Calor excessivo no ambiente de trabalho.

Disciplina: Engenharia do Trabalho

Santa Barbara D’ Oeste
Maio de 2013

TÍTULO:Calor excessivo no ambiente de trabalho.

OBJETIVO: Estudar, compreender e expor os riscos e possíveis acidentes causados pelo excesso de calor.

INTRODUÇÃO: Muitos trabalhadores passam parte desua jornada diária diante de fontes de calor. As pessoas que trabalham em fundições, siderúrgicas, etc, frequentemente enfrentam condições adversas de calor que representam certos perigos para a suasegurança e saúde. As características pessoais contam muito tambem. Podemos considerar as seguintes: a idade, o peso, o estado físico, as condições orgânicas e a aclimatação ao calor. O corpo reage àsaltas temperaturas externas aumentando a circulação sanguínea na pele, corpo, então, perde o excesso de calor através da pele. Parte do sangue flui para a pele para liberar o calor. A transpiração é omeio que o organismo utiliza para manter a temperatura corporal interna estável. O suor, no entanto, não pode ser excessivo. Apenas na medida em que sua evaporação possa ocorrer e ser reposto. Há,entretanto, várias maneiras que um trabalhador pode fazer para diminuir os riscos de sua exposição ao calor: circular de vez em quando por local mais fresco; reduzir seu ritmo ou afrouxar parte de suasroupas (até mesmo, se livrar das roupas mais espessas) Porém, quando o corpo não consegue eliminar o excesso de calor, a temperatura do corpo aumenta. Na medida em que o corpo retém o calor, a pessoacomeça a perder a sua capacidade de concentração e, torna-se vulnerável ao acidente. Irrita-se com facilidade e, perde o desejo de ingerir líquidos. Depois pode vir a desmaiar e até a óbito.TRANSTORNOS CAUSADOS PELO CALOR:
- Insolação: este é um dos mais sérios problemas! Surge da falta de meios do corpo para regular sua temperatura interior. A transpiração para e o corpo já não consegue se... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Calor excessivo no ambiente de trabalho.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Calor-Excessivo-No-Ambiente-De-Trabalho/914640.html

MLA

"Calor excessivo no ambiente de trabalho." TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Calor-Excessivo-No-Ambiente-De-Trabalho/914640.html>.

MLA 7

"Calor excessivo no ambiente de trabalho.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Calor-Excessivo-No-Ambiente-De-Trabalho/914640.html>.

CHICAGO

"Calor excessivo no ambiente de trabalho.." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Calor-Excessivo-No-Ambiente-De-Trabalho/914640.html.