CALOR ESPECIFICO RELATORIO CALORIMETRIA 2 1

1027 palavras 5 páginas
MULTIVIX
FACULDADE BRASILEIRA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

João Milton Dantas Neto

RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
CALORIMETRIA

VITÓRIA
2013

João Milton Dantas Neto

RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
CALORIMETRIA

Trabalho sobre Calorimetria entregue a MULTIVIX, como requisito parcial avaliação da disciplina de laboratório de física, sob a orientação do professor Thiago Pereira da Silva

VITÓRIA
2013
1. INTRODUÇÃO
A calorimetria é o ramo da física que se ocupa dos fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor. A energia é uma grandeza que foi definida de maneira independente na mecânica e na calorimetria, onde são respectivamente denominadas energia mecânica e calor. Com a descoberta que estas duas definições independentes se referem a um mesmo ente físico, surge uma nova teoria, a termodinâmica, que trata das relações de troca de energia sob forma de calor e energia mecânica entre sistemas físico-químicos.
2. OBJETIVO
Este experimento consiste na tomada de algumas medidas para calcular o calor específico e a variação de temperatura dos metais neste colocados, ou seja, determinar experimentalmente o calor específico de três metais diferentes: cobre, alumínio e chumbo, comparando-o com o valor teórico e tabelado.
3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
3.1 CAPACIDADE TÉRMICA E CALOR ESPECÍFICO
Os corpos e as substâncias na natureza reagem de maneiras diferentes quando recebem ou cedem determinadas quantidades de calor. Alguns esquentam mais rápido que os outros. É a isso que chamamos de capacidade térmica. Mas a capacidade térmica não é uma propriedade da substância, ela depende também da massa e do calor específico para ser calculada e pode ser resumida na seguinte fórmula:
C=c.m
Considerando c o calor específico sensível da substância de que o corpo é constituído.
O calor específico pode ser definido como a capacidade térmica por unidade de massa e é uma característica da substância de

Relacionados