Calor como fonte de energia e revolução industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O homem utiliza vários recursos para facilitar suas tarefas diárias, como locomoção e construção. Com a invenção das máquinas térmicas, no século XVIII, o homem deixou de depender deseu esforço e resistência, mas se tornou dependente do combustível que fornece a fonte de calor, como o carvão.
As máquinas térmicas, por serem mais eficientes e possibilitarem maior produtividade,geraram fábricas e indústrias e com elas tecnologia, surgindo uma nova era de desenvolvimento chamada "revolução industrial".




(Maria Fumaça, cuja funciona á vapor, uma fonte de calor).O calor como fonte de energia e a Revolução
Industrial.


O calor é uma forma de energia e a temperatura de uma substância é uma medida de sua energia interna. O estudo do calor eda temperatura chama-se termodinâmica. Um princípio fundamental no estudo da termodinâmica é a lei da conservação de energia, segundo a qual, em qualquer tipo de interação, a energia não é criada nemdestruída.
Como princípio básico, podemos citar o calor que vem do Sol. Esse calor aquece as águas dos mares, rios e lagoas, transformando-as em vapor de água. Por consequência, esse vapor sobe,transformando-se em nuvens de chuva.
Outro exemplo que podemos constatar são os automóveis movidos à gasolina. O fato de o motor do carro se aquecer está ligado à transformação de energia química emcalor.
A força do vapor é a base para o funcionamento das máquinas a vapor. Com a queima do carvão, o calor produzido era utilizado para ferver a água contida em uma caldeira. O vapor produzido entravaem um cilindro, parecido com o do automóvel, produzindo movimento que, por sua vez, era transmitido a uma roda que tinha a função de mover coisas.
Inicialmente, esse tipo de máquina foi utilizadopara mover bombas que retiravam água acumulada do fundo de minas de escavação. James Watt fez aperfeiçoamentos nesses maquinários que passaram a ser usados em grandes indústrias, e posteriormente em...
tracking img