Calibração e rastreabilidade do isntrumento

3304 palavras 14 páginas
INSTRUMETNAÇÃO INDUSTRIAL
“CALIBRAÇÃO E RASTREABILIDADE DO INSTRUMENTO”

ALINE LIMA SILVA

RESENDE - RJ
23 de Março de 2011

A importância da calibração de dispositivos de medição e monitoramento.
As ferramentas precisam adotar sistematicamente a calibração dos equipamentos de medicação. É importante assegurar a confiabilidade dos resultados de medições através da manutenção correta dos dispositivos e do treinamento adequado de seus operadores, garantindo a qualidade final das peças produzidas.
Questões referentes à calibração propriamente dita, interpretação e análise dos Certificados de Calibração, validação dos resultados, critérios de aceitação e adequação da freqüência de calibração são temas recorrentes e geram dúvidas inclusive em empresas já certificadas sendo freqüentemente fontes de não conformidade em auditorias de certificação e auditorias de clientes.

RASTREABILIDADE
Para que possamos entender o conceito de rastreabilidade é necessário compreendermos a origem da metrologia e das medições.
Vamos trazer uma abordagem histórica sobre a criação das unidades de medidas e padrões de referencia.
HISTORIA DAS UNIDADES DE MEDIDA [1]
A necessidade de medir é muito antiga e remonta à origem das civilizações. Por longo tempo cada país, cada região, teve seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, entretanto, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça e côvado.
Isso criava muitos problemas para o comercio, porque as pessoas de uma região não estavam familiarizadas com o sistema de medir das outras regiões e também porque os padrões adotados eram, muitas vezes, bastante subjetivos. As quantidades eram expressas em unidades de medir pouco confiáveis, diferentes umas das outras e que não tinham correspondência entre si.
A necessidade de converter uma medida em outra era tão importante quanto à necessidade de converter uma moeda em outra. Na verdade,

Relacionados

  • Melhoria Sistema de Fornecedores
    9842 palavras | 40 páginas