Calibração e aferição de vidrarias

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFESSORA: RITA DE CÁSSIACIÊNCIAS BIÓLOGICAS 2012.2










RELATÓRIO DE EXPERIMENTO
‘’ CALIBRAÇÃO E USO DE APARELHOS VOLUMÉTRICOS E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS. ’’





ALUNO: CAMILA CAVALCANTE SOUZATURMA: BB


Petrolina, 17 de Janeiro de 2013.

INTRODUÇÃO


Nesse primeiro experimento de Química Geral, foram aferidas vidrarias volumétricasde laboratório com o intuito de obter uma melhor exatidão das medições. É bastante simples realizar a aferição – também conhecida como calibração -: A medida da massa transferida ou contida norecipiente utilizando-se a densidade especifica para converter a massa em volume. Para que a aferição seja bem feita é preciso levar em conta a expansão volumétrica das soluções e das vidrarias com relação àvariação da temperatura do laboratório no momento em que as soluções são preparadas e também no momento em que são utilizadas.
Ou seja, com a aferição/calibração é possível medir precisamenteatravés da densidade e volume de um liquido previamente conhecido, em uma determinada temperatura. Usamos a fórmula a seguir:





.

A água é o liquido padrãopara a calibração de vidrarias - é utilizada a água destilada ou deionizada – e deve sempre se atentar a temperatura do liquido no momento da calibração, para que através de tabelas adequadas sepossam utilizar o valor correto de densidade.
Somente a calibração não garante resultados extremante exatos, pois impurezas podem comprometer os resultados de toda a prática, por isso a lavagem dasvidrarias é muito importante para as práticas realizadas em laboratório. O principal método de lavagem usado é feito com água de torneira e detergente neutro, enxaguar com água reagente, dependendo do...
tracking img