Calibração de aparelhos volumetricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade de Ceilândia

Prática 2 – Calibração de aparelhos volumétricos

Controle Físico-Químico da Qualidade

1. INTRODUÇÃO

Em um laboratório de experimentos certamente ocorre a busca por exatidão e precisão de medidas qualitativas e quantitativas. Se houver o uso de aparelhos e vidrarias inadequadas, os resultados obtidos não serão confiáveis. Pois podem ser citadoscomo exemplo os materiais volumétricos tais como:

Pipetas volumétricas: Possuem apenas um traço final, para indicar o volume fixo e final indicado por ela, sendo estas mais rigorosas que as graduadas.

Pipetas graduadas: Possuem uma escala para medir volumes variáveis

Buretas : Instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. É ideal para análises Volumétricas porquepossui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado

Balão volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com quantidades mais precisas. 

Proveta: Equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL). 

Béquer: Instrumento de uso geral em laboratório é empregado para administrar reações entre soluções,dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. 

Erlenmeyer: Executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Esta função é essencial em titulações. 

Ambos podem liberar ou conter quantidades diferentes das indicadas em suas graduações. Nesseaspecto o analista deve estar sempre atento e observar se os aparelhos volumétricos estão calibrados, é muito importante o estado de limpeza do aparelho o qual propicia um melhor escoamento do líquido para que se possa medir a quantidade correta de volume que esta contido ou é transferido por um instrumento. Deve-se levar em conta a expansão térmica em que essa vidraria foi calibrada em função davariação da temperatura do laboratório sendo que os fabricantes dos aparelhos volumétricos calibram estes a uma temperatura padrão de 20°C assim uma leitura fora deste patamar acarretará erro.

A água utilizada nesse experimento tem como finalidade servir de medição do volume verdadeiro escoado pela pipeta e esta deve estar em equilíbrio térmico com o ambiente.

2. OBJETIVOS

Calibrardeterminadas vidrarias volumétricas.

3. METODOLOGIA

Matérias e equipamentos

✓ Água destilada

✓ Termômetro

✓ Erlenmeyer

✓ Pipetas volumétricas

✓ Bureta

✓ Balão volumétrico

✓ Suporte universal e garra para bureta

✓ Balança analítica

✓ Béquer

3.1.1 Procedimento para calibração de balão volumétrico de 50 ml.

Primeiramente o balão volumétrico de 50 ml limpoe seco foi pesado em uma balança analítica, depois este mesmo balão foi preenchido com água destilada até o menisco e verificou-se a temperatura, que marcará 21°c, e assim pesou-se novamente. Este procedimento foi realizado quatro vezes.

3.1.2 Procedimento para calibração de pipeta 5 ml

Primeiramente um béquer limpo e seco foi pesado em uma balança analítica seguidamente se encheu umapipeta de 5 ml com água destilada ao nível do menisco, esse mesmo volume foi transferido para o béquer seco. Após isto a pesagem do béquer com água foi realizada (sempre realizando a temperatura da água com o termômetro). Este procedimento foi realizado quatro vezes.

3.1.3 Procedimento para calibração de Bureta de 50 mL

Primeiramente um béquer limpo e seco foi pesado em uma balança analíticaapós isto a bureta de 50 ml foi preenchida com água destilada acima do zero da escala, abriu-se a torneira para que a água escoa-se lentamente até a parte inferior do menisco e chegar ao zero da escala. Deixar escorrer gota a gota nos volumes de 1, 3, 5, 7,..., 50 mL, para o béquer e assim pesar até atingir a marca de 50 ml, sendo a água escoada em cada intervalo recebida no mesmo frasco. Para os...
tracking img