Caldeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CALDEIRAS

Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, executando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
O vapor pode ser usado em diversas condições tais como: baixa pressão, alta pressão, saturado, superaquecido, etc. Ele pode ser produzido tambémpor diferentes tipos de equipamentos nos quais estão incluídas as caldeiras com diversas fontes de energia.
Para efeito da NR-13, serão consideradas, como “caldeiras” todos os equipamentos que simultaneamente geram e acumulam vapor de água ou outro fluído. Unidades instaladas em veículos como caminhões e navios deverão respeitar a esta Norma Regulamentadora nos itens que forem aplicáveis e para osquais não exista normalização ou regulamentação mais específica.
Não deverão ser entendidos como caldeiras os seguintes equipamentos:
1. Trocadores de calor do tipo Reboiler, Kettle, Refervedores, TLE, etc., cujo projeto de construção é governado por critérios referentes a vasos de pressão.
2. Equipamento com serpentina sujeita a chama direta ou gases aquecidos e que geram, porém não acumulamvapor, tais como: fornos, geradores de circulação forçada e outros.
3. Serpentinas de fornos ou de vasos de pressão que aproveitam o calor residual para gerar ou superaquecer vapor.
4. Caldeiras que utilizam fluido térmico, e não o vaporizam.
Para efeito desta NR, considera-se Profissional Habilitado (PH) aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nasatividades referentes a projeto de construção, acompanhamento de operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País.
Na elaboração da NR-13, previa-se que o PH atuasse como a referência técnica para o proprietário da caldeira. Quase sempre o proprietário carece de conhecimentos técni¬cos necessáriospara as tomadas de decisão necessárias à segurança da caldeira. O PH tomará essas decisões, responsabilizando-se por elas.
Por Exemplo: O proprietário necessita forne¬cer o curso de segurança para os operadores, mas não sabe quais cursos estão disponíveis na praça e quais são adequados e de boa qua¬lidade. O PH poderá avaliar a qualidade dos cursos oferecidos com muito mais facilidade que oproprietário da caldeira.






TIPOS DE CALDEIRAS

Caldeira Flamotubular



Caldeira Aquotubular

Mistas - Caldeiras e Vasos de Pressão




IDENTIFICAÇÃO
Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, a placa de iden¬tificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações:
a) Fabricante.
b) Número de ordem dado pelo fabricante dacaldeira.
c) Ano de fabricação.
d) Pressão Máxima de Trabalho Admissível.
e) Pressão de teste hidrostático.
f) Capacidade de produção de vapor.
g) Área da superfície de aquecimento.
h) Código de projeto e ano de edição.

A placa de identificação deve ser fabricada de ma¬terial resistente às intempéries tais como: alumínio, bronze, aço inoxidável, etc., possuir caracteres gravados de formaindelével, em língua portuguesa, devendo ser fixada ao cor¬po da caldeira por meio de rebites, parafusos ou soldas.
A placa de identificação deverá ser afixada em lo¬cal de fácil acesso e visualização. Deve-se tomar cuidado para que a placa não seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento térmico, etc.

SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DECALDEIRAS
Toda caldeira deve possuir Manual de Operação atualizado, em língua portuguesa, em local de fácil acesso aos operadores, contendo no mínimo:
a) Procedimentos de partidas e paradas.
b) Procedimentos e parâmetros operacionais de rotina.
c) Procedimentos para situações de emergên¬cia.
d) Procedimentos gerais de segurança, saúde e de preservação do meio ambiente.
O Manual de Operação da...
tracking img