Caldeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caldeiras

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Prof.: Marcos Serra
Nome: Rebeka Camurça
Renan Oliveira

CALDEIRAS
Caldeira é um recipiente metálico cuja função é, entremuitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos ede outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
TIPOS DE CALDEIRAS
* Caldeiras flamotubulares

As caldeiras de tubos de fogo ou tubos defumaça, flamotubulares ou ainda gás-tubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão "fumos" (gases quentes e/ou gases de exaustão) atravessam a caldeira no interior de tubos que seencontram circundados por água, cedendo calor à mesma. Nesse tipo de caldeira os tubos são postos verticalmente num corpo cilindrico e fechado nas extremidades por placas, chamadas espelhos justamente porrefletirem boa parte do calor. As fornalhas são utilizadas principalmente no aproveitamento da queima de combustíves, tais como: palha, serragem, cascas de café ou amendoim, óleos e etc.
*Caldeiras horizontais

Esse tipo de caldeira abrange várias modalidades, desde as caldeiras cornuália e lancashire, de grande volume de água, até as modernas unidades compactas. As principais caldeirashorizontais apresentam tubulações internas, por onde passam os gases quentes. Podem ter de 1 a 4 tubos de fornalha. As de 3 e 4 são usadas na marinha.

* Caldeira cornuália

Fundamentalmenteconsiste de 2 cilindros horizontais unidos por placas planas. Seu funcionamento é bastante simples, apresentando porém, baixo rendimento. Para uma superfície de aquecimento de 100 m² já apresenta grandesdimensões, o que provoca limitação quanto a pressão; via de regra, a pressão não deve ir além de 10kg/cm².
* Caldeira Lancashire

É constituída por duas (às vezes 3 ou 4) tubulações internas,...
tracking img