Caldeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARAPOTI

COMUNICAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ARAPOTI
2011

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARAPOTI

CALDEIRA

ALUNOS-CEZAR AUGUSTO GUERKE
ANDRE LUIZ FURTUOSO DIAS
DAVILIERTON MESQUITA

Trabalho apresentado ao professor
Jonathan da disciplina Comunicação em Segurança Trabalho,
realizado pelos alunos Cezar AugustoGuerke,André L. Furtuoso Dias,
Davilierton Mesquita do 1º semestre do curso técnico de segurança
Do trabalho

ARAPOTI
2011

Sumário

Introdução..............................................................04
Desenvolvimento do trabalho................................05 a 19
Conclusão..............................................................20Bibliografia.............................................................21

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de caldeias e quais são suas utilidades em uma indústria e os cuidados que devemos tomar ao manuseá-las.

1. DEFINIÇÃO DE CALDEIRA

Caldeira é o nome de um equipamento gerador de vapor muito usado nas indústrias e também na geração de energia elétrica nas chamadascentrais termelétricas. As atividades que precisam de vapor para funcionar, em particular, vapor de água pela sua abundância, tem como componente para sua geração a Caldeira.

CLASSIFICAÇÃO DAS CALDEIRAS

As caldeiras podem ser classificadas de acordo com:

- classes de pressão;
- grau de automação;
- tipo de energia empregada;
- tipo de troca térmica.

Deacordo com as classes de pressão, as caldeiras foram classificadas segundo a NR-13 em:

· Categoria A: caldeira cuja pressão de operação é superior a 1960 kPa (19,98kgf/cm2);

· Categoria C: caldeiras com pressão de operação igual ou inferior a 588 kPa (5,99kgf/cm2) e volume interno igual ou inferior a 100 litros;

· Categoria B: caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.De acordo com o grau de automação, as caldeiras podem se classificar em: manuais, semi-automática e automática.

De acordo com o tipo de energia empregada, elas podem ser do tipo: combustível sólido, liquido, gasoso, caldeiras elétricas e caldeiras de recuperação.

Existem outras maneiras particulares de classificação, a saber: quanto ao tipo de montagem, circulação de água,sistema de tiragem e tipo de sustentação.

TIPOS DE CALDEIRAS

A classificação mais usual de caldeiras de combustão refere-se à localização de água/gases e divide-as em: flamotubulares, aquatubulares e mistas.

As caldeiras flamotubulares ou fogotubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão (gases quentes) circulam no interior dos tubos, ficando por fora aágua a ser aquecida ou vaporizada.

A ilustração a seguir é uma representação esquemática da caldeira flamotubular.

[pic]

Ao se acompanhar o processo evolutivo por que passaram os geradores de vapor, nota-se que nas caldeiras flamotubulares primitivas a superfície de aquecimento era muito pequena, tendo como conseqüência uma baixa vaporização específica (12 a 14kg de vaporgerado/m²).

Embora essa capacidade tenha sido ampliada com o aumento do número de tubos, por mais tubos que se colocassem dentro da caldeira, essa superfície ainda continuava pequena, causando o baixo rendimento térmico e a demora na produção de vapor.

Com a evolução dos processos industriais, aumentou muito a necessidade de caldeiras com maior rendimento, menos consumo, rápida geração e grandesquantidades de vapor. Baseados nos princípios da transferência de calor e na experiência com os tipos de caldeiras existentes, os fabricantes inverteram a forma de geração de calor:

trocaram os tubos de fogo por tubos de água, o que aumentou muito a superfície de aquecimento, surgindo a caldeira aquatubular.

Seu princípio de funcionamento baseia-se no princípio da Física que diz que quando...
tracking img