Caldeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caldeiras a vapor
_ Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedorese equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
Aplicabilidade
Sua aplicabilidade e bastante abrangente, pois o vapor produzido por esses equipamentos são utilizados de varias formas,tais como.
-Agente produtor de trabalho, para acionamentos mecânicos de bombas, turbogeradores, compressores, ventiladores, etc.
-agente de aquecimento e secagem de produtos em tanques, estufas elinhas,
-Agente de arraste em ejetores para produção de vácuo (condensadores de turbinas, torres de destilação a vácuo, etc.)
-Agente de limpeza esterilização
-participante direto no processoprodutivo, como matéria-prima.
Alem das indústrias, outras empresas utilizam cada vez mais o vapor gerado pelas caldeiras: restaurantes, hotéis, hospitais, frigoríficos.

Principais tipos de caldeirasMuitos são os tipos de caldeiras, por esta razão serão abordados os dois tipos mais utilizados nas indústrias.
AquatubularesFlamotubulares


Caldeiras flamotubulares
No primeiro caso, os gases quentes passampor dentro de tubos, ao redor dos quais está a água a ser aquecida e evaporada. Os tubos são montados à maneira dos feixes de permutadores de calor, com um ou mais passos dos gases quentes através domesmo; (figura 01) . As caldeiras flamotubulares são empregadas apenas para pequenas capacidades e quando se quer apenas vapor saturado de baixa pressão. Esse é um tipo de caldeira muito simples compressão limitada a 15kgf/cm², são mais comuns do que as aquatubulares por serem mais baratas e suportarem melhor qualquer tipo de combustível ,alem de serem menores e ocuparem menos espaço pois...
tracking img